Alerta Android: cuidado com a mensagem a reagendar vacinas!

Os esquemas na Internet não param de aumentar e temos assistido a tudo. Desde mensagens que parecem ser de transportadoras até falsos avisos de voicemail. Entretanto um novo esquema a circular pela Internet aproveita-se, como nos relatou um leitor, de mensagens relacionadas com o reagendar de vacinas e que podem afetar os smartphones Android. De facto, numa altura em que tantos portugueses estão a receber a segunda dose e outros a quererem vacinar-se pela primeira vez esta SMS está a fazer vítimas. Na prática, informa as pessoas que ocorreu um problema com o agendamento e que é necessário proceder ao re-agendamento. Nestas ameaças só muda a capa, a base e o objetivo é sempre o mesmo.

Alerta Android: cuidado se receber esta mensagem das vacinas!

Se as pessoas são atacadas com sucesso por esquemas relacionados com as mensagens dos CTT ou da DHL mais rapidamente vão neste. A maioria das pessoas quer ser vacinada e isso obriga a uma deslocação. Ora depois de tantos auto agendamentos e das pessoas terem a vida organizada receberem uma mensagem a dizer que é necessário remarcar é muito chato. É por isso que as pessoas tentem rapidamente a carregar na SMS e a irem para o site falso.

alerta android sms

Não há qualquer re-agendamento de vacinas. Por isso qualquer mensagem que chegue nesse sentido é falsa! Assim no caso de receberem qualquer SMS neste sentido não carreguem em nada.

Caso o façam são convidados depois a introduzirem dados e instalarem uma app falsa que pode roubar muita informação.

Mensagem falsa das vacinas no Android! O que acontece se instalarmos esta aplicação?

Assim que a instalamos estamos a dar todos os nossos dados aos criminosos. Mas faz mais do que que nos roubar o dados. É que o nosso número distribui mais mensagens SMS maliciosas que vão enganar outras pessoas.

A empresa de segurança Suíça PRODAFT analisou uma ameaça semelhante e diz que é muito perigosa uma vez que até consegue sobrepor interfaces às apps normais e assim roubar os dados que introduzimos. O mesmo é relatado pela empresa Proofpoint. Pensamos que os estamos a colocar na app do banco, por exemplo, mas na realidade estamos a enviá-los para outras pessoas.

Como remover?

Android ameaça Portugal

Apesar deste malware não ser fácil de remover, sobretudo porque tem acesso às funções de acessibilidade, eis que há boas notícias. Um conhecido elemento do XDA desenvolveu uma app grátis que resolve este problema. Esta app está disponível aqui.

Assim para poder funcionar ela é instada temporariamente como o launcher por defeito. Isto para que possa ter acesso a determinadas funções. Depois remove o virus e volta a colocar-se como uma aplicação normal.

Entretanto também pode utilizar esta app para ver se a infeção está presente no seu smartphone. Leve muito a sério este alerta Android a envolver as notificações de voicemail.

Esta ameaça está a dar origem a muitos problemas!

De facto, algumas pessoas não compreendem que quem enviou a mensagem não tem culpa. Ou seja, não fizeram nada propositado. Como tal, enviam mensagens de resposta ameaçadoras e que poderão dar origem a muitos problemas. Até porque quem as receber vai receber uma mensagem do nada e nem se vai aperceber que antes enviou alguma coisa.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!