Ainda usa Cartão Multibanco? Isso é coisa do passado!

O cartão multibanco é ainda um acessório essencial no dia-a-dia para quase todos nós. Contudo, à medida que a tecnologia vai evoluindo, o seu espaço na nossa carteira começa a ser um ponto de controvérsia.

Afinal de contas, já temos o MB Way a permitir pagamentos, e até levantamento em qualquer caixa da rede Nacional, e ao que tudo indica, temos novas tecnologias ainda mais avançadas prontas a quebrar o ‘molde’.

Está pronto a dizer adeus ao Cartão Multibanco?



Ainda usa Cartão Multibanco? Está atrasado no tempo!

usa cartão multibanco

Portanto, é muito provável que já tenha saído de casa, com a ideia de ir levantar dinheiro, apenas para descobrir que o cartão ficou em casa. Uma chatice… Pois bem, na Singapura, alguns bancos estão a adicionar uma tecnologia de reconhecimento facial aos seus terminais, o que claro está, dispensa o uso do velho cartão.

Estamos a falar da rede do banco OCBC, que já ativou a funcionalidade de segurança biométrica em pelo menos 8 terminais ATM. No entanto, inicialmente, a coisa vai estar um pouco limitada.

Ou seja, vai ser possível autenticar o utilizador, mas não será possível fazer pagamentos ou levantamentos. E ainda bem que assim é, visto que primeiro é preciso testar bem a tecnologia. Ao assegurar que ninguém vai ser vítima de roubo. (Devido a uma implementação fraca e falta de cuidado.)

Vai ser possível enganar o sistema com fotos ou faces impressas em moldes 3D? Talvez, mas o sistema além da face, também pede o pin que sempre utilizou com o seu cartão multibanco.

Não é a primeira vez que este tipo de máquina é testada! (A primeira máquina com reconhecimento facial apareceu em 2015) No entanto, com a pandemia ainda a dar dores de cabeço um pouco por todo o mundo, parece existir um novo desenvolvimento para diminuir ao máximo a interação com aparelhos disponíveis ao público geral.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também