Ainda se lembra do Mozilla Firefox? O nome original não era este!

O Mozilla Firefox perdeu muita da sua quota de mercado nos últimos anos, especialmente após o lançamento das primeiras versões do Microsoft Edge Chromium, que finalmente veio calar os críticos do velhinho Internet Explorer. Ainda assim, é um browser poderoso, e na verdade, com muita história.

Aliás, originalmente, este nem era o nome do navegador da Mozilla! Sabia?

Ainda se lembra do Mozilla Firefox? O nome original não era este!

Portanto, depois do lançamento do código fonte do Netscape em 1998, o Mozilla Project lançou a sua primeira grande revisão ao seu browser, isto em Junho de 2002, com o nome Mozilla 1.0.

Alguns meses depois, a Mozilla lançou uma outra revisão, onde passou a chamar o browser de Mozilla Phoenix. Curiosamente, esta escolha tinha um objetivo muito simples. Servia para passar a mensagem que este novo software era basicamente um regresso do velhinho Netscape. Como se estivesse a renascer das suas próprias cinzas.

- Advertisement -

No entanto, este nome teve de ser removido. Tudo devido a um disputa em tribunal com a Phoenix Technologies. Que por sua vez, já tinha um browser com o nome Phoenix FirstWare Connect.

Então… Foi aqui que se mudou para Firefox? Também não!

Em Abril de 2003, tivemos um novo nome, Mozilla Firebird. Que também teve de ser removido. Porquê? Devido ao facto de já existir um programa com o nome Firebird no mercado.

Assim, o nome Firefox foi escolhido em Fevereiro de 2004, com a primeira versão do browser com este nome a ser lançada em Novembro do mesmo ano.

Curiosamente, apesar de já não ter o sucesso de antigamente, o Mozilla Firefox continua a ser um dos grandes browsers do mercado, continuando a rivalizar com o Chrome, Safari, Opera e Edge.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.