Motherboard

Provavelmente já deve ter percebido, que ter PCI-Express 3.0 no seu PC… É demasiado ‘século passado’! Afinal de contas, a AMD já apostou forte e feio na versão 4.0 da tecnologia, com os Ryzen 3000, boards X570 e placas Navi a suportar o muito recente standard.



Contudo, com 64GB de largura de banda por lane, ou seja, 256Gbps no modo x4 e uns incríveis 1 Tbps no modo x16, o PCI-Express 6.0 já começa a espreitar!

O PCI-Express 6.0 vai chegar em 2021 para ajudar na adoção às redes 5G!

Portanto, as redes 5G não são apenas para os smartphones. Ou seja, para conseguirmos ter acesso às fantásticas velocidades das redes de nova geração, os servidores também são obrigados a melhorar significativamente. Assim, as infra-estruturas de redes de alta velocidades vão ter de evoluir muito nos próximos anos, de forma a oferecer I/O super rápido, ao mesmo tempo que permitem também um maior desenvolvimento de redes neurais, que é sem dúvida o futuro da computação (Inteligência Artificial).

Dito isto, o desenvolvimento do novo standard já começou, com a especificação já na versão 0.3.

Entretanto, o desenvolvimento, prototipagem e teste do standard irá ser feito durante o ano de 2020. Com as especificações a seguirem o seu caminho para todos os parceiros em 2020 e 2021. Por isso, os primeiros aparelhos baseados na tecnologia deverão chegar ao mercado ainda durante o ano de 2021.



Contudo, é preciso ter em consideração, que 1 Tbps de largura de banda é demasiado para o consumidor comum. Ou seja, não espere ver este tipo de hardware no mercado tradicional nos próximos tempos. A não ser que exista uma evolução tremenda no mundo dos PCs Desktop nos próximos 2 anos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.