Ainda não tem PCI-Express 4.0? É que o 6.0 chega já em 2021!

Provavelmente já deve ter percebido, que ter PCI-Express 3.0 no seu PC… É demasiado ‘século passado’! Afinal de contas, a AMD já apostou forte e feio na versão 4.0 da tecnologia, com os Ryzen 3000, boards X570 e placas Navi a suportar o muito recente standard.



Contudo, com 64GB de largura de banda por lane, ou seja, 256Gbps no modo x4 e uns incríveis 1 Tbps no modo x16, o PCI-Express 6.0 já começa a espreitar!

O PCI-Express 6.0 vai chegar em 2021 para ajudar na adoção às redes 5G!

Portanto, as redes 5G não são apenas para os smartphones. Ou seja, para conseguirmos ter acesso às fantásticas velocidades das redes de nova geração, os servidores também são obrigados a melhorar significativamente. Assim, as infra-estruturas de redes de alta velocidades vão ter de evoluir muito nos próximos anos, de forma a oferecer I/O super rápido, ao mesmo tempo que permitem também um maior desenvolvimento de redes neurais, que é sem dúvida o futuro da computação (Inteligência Artificial).

Dito isto, o desenvolvimento do novo standard já começou, com a especificação já na versão 0.3.

Entretanto, o desenvolvimento, prototipagem e teste do standard irá ser feito durante o ano de 2020. Com as especificações a seguirem o seu caminho para todos os parceiros em 2020 e 2021. Por isso, os primeiros aparelhos baseados na tecnologia deverão chegar ao mercado ainda durante o ano de 2021.



Contudo, é preciso ter em consideração, que 1 Tbps de largura de banda é demasiado para o consumidor comum. Ou seja, não espere ver este tipo de hardware no mercado tradicional nos próximos tempos. A não ser que exista uma evolução tremenda no mundo dos PCs Desktop nos próximos 2 anos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!