Afinal como se porta a NVIDIA GTX 1080 com Ray Tracing ativo?

Como noticiámos há alguns dias, a NVIDIA cumpriu o que prometeu, e estendeu o suporte ao DXR (Ray Tracing em tempo real), às placas mais antigas, GTX 10, mas também às muito recentes GTX 16, baseadas na arquitetura Turing.

Portanto, a partir da atualização de drivers mais recente, GeForce Game Ready… O RTX consegue chegar até às GeForce GTX 1060 de 6GB!



Mas como deve imaginar, o facto destas placas suportarem a tecnologia, não quer dizer que o façam bem.

GTX 1080 com

As métricas de performance que a NVIDIA partilhou aquando do lançamento da funcionalidade, eram muito focadas na resolução de 1440p. Mas tendo em conta que as GTX nunca foram pensadas para funcionarem com o DXR, é bastante mais interessante, perceber que tipo de performance irão ter em 1080p.

Que em boa verdade, é a resolução mais comum do mercado…

Portanto, vamos olhar um pouco para os resultados, num sistema Z370, com um CPU Core i9-9900K, para ver como se portam as RTX 2060, GTX 1080 e finalmente a muito recente GTX 1660.

Em suma, a RTX mais barata, uma das antigas Best-Seller da geração passada, e finalmente a placa gráfica mais barata ‘Turing’.

Conclusão

O Ray-Tracing funciona! No entanto, o decréscimo de performance é real, quando tentamos puxar mais pelos efeitos DXR, nas placas mais antigas.

E é também aqui, que começamos a ver o porquê da NVIDIA ter trabalhado tanto na arquitetura Turing! E de ter assim, decidido adicionar os núcleos RT, às placas RTX 20.

Contudo, ainda assim, acaba por ser bastante curioso, que a ‘velhinha’ GeForce GTX 1080, ainda consiga níveis de performance ‘decentes’, na nova tecnologia Ray Tracing. Conseguindo por vezes, chegar aos 60FPS, em 1080pHIGH com o DXR nas definições ‘Médias’.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já experimentou o DXR na sua NVIDIA GeForce GTX 10? Partilhe connosco a sua experiência, nos comentários em baixo!

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Qual foi a maior invenção no mundo dos computadores?

Provavelmente já não se lembra, mas houve uma altura, em que um simples computador, ocupava toda uma sala, ou até uma casa. Aliás, o...

Gran Turismo 7: Meteorologia vai afetar TUDO!

Gran Turismo sempre teve o grande objetivo de ser um simulador a sério, e pelos vistos, com o novo título da saga (GT 7),...

iPhone 13: ‘Notch’ ficou mais pequena, mas esqueça a % da bateria

A nova gama de smartphones iPhone 13 já foi anunciada! Trazendo consigo um design ligeiramente diferente, onde claro está, temos de salientar a diminuição...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!