Novas drivers NVIDIA trazem um pouco das RTX para as placas GTX!

NVIDIA RTX

Aparentemente, o que é prometido é devido, e a NVIDIA cumpriu mesmo a sua promessa, de oferecer suporte ao API DXR nas placas gráficas GeForce GTX.

Afinal de contas, esta atualização de drivers foi anunciada na GDC 2019. Uma atualização que irá permitir às placas gráficas ‘nonRTX’ a capacidade de fazer renderização de efeitos Ray Tracing em tempo real.

Com a driver disponível para download e instalação, os utilizadores das placas GeForce GTX, podem agora experimentar algumas das funcionalidades das super caras RTX 20, em vários jogos AAA.

A mais recente Driver GeForce Game Ready WHQL, permite renderização Ray Tracing nas placas GeForce GTX! – Primeiros Benchmarks

NVIDIA GTX RTX, placas gtx

Em suma, a driver GeForce Game Ready 425.31 WHQL permite agora suporte ao API Microsoft DXR Real Time Ray Tracing, numa vasta gama de placas. Onde podemos incluir:

  • GeForce GTX 1660 Ti
  • GeForce GTX 1660
  • NVIDIA TITAN XP (2017)
  • NVIDIA TITAN X (2016)
  • GeForce GTX 1080 Ti
  • GeForce GTX 1080
  • GeForce GTX 1070 Ti
  • GeForce GTX 1070
  • GeForce GTX 1060 6GB

Nota: Podemos incluir também, todo os portáteis com placas Pascal ou Turing equivalentes


Pode fazer download da driver NVIDIA GeForce Game Ready 425.31 aqui.


Vamos ter acesso ao mesmo nível de desempenho que vemos nas GeForce RTX 20?

NVIDIA GeForce GTX 1060, placas gtx

Apesar de agora temos suporte ao DXR nas GeForce GTX, o que irá sem dúvida permitir a adoção da funcionalidade numa escala muito maior. Temos de ter em consideração, que as placas NVIDIA GeForce RTX foram concebidas a pensar no Ray Tracing, com várias mudanças arquiteturais a fazer refletir este foco.

Em suma, ter suporte a uma funcionalidade, e tê-la a correr bem, são coisas bem diferentes…

Portanto, enquanto as ‘velhinhas’ e mais recentes GeForce GTX irão ser capazes de correr instruções Ray Tracing, nos seus núcleos tradicionais. Mas não vão ser tão rápidas como as mais recentes e mais caras GeForce RTX.

Dito isto, nada melhor que ver alguns resultados benchmark, para comprar as RTX com as GTX, não é? Vamos a isso!

GeForce RTX vs GeForce GTX (Jogos):

placas gtx

Portanto, como pode ver nos gráficos, as placas gráficas RTX conseguem trazer uma performance Ray Tracing bastante acima daquilo que as GTX são capazes de oferecer. Tudo graças à sua renovada arquitetura Turing.

No entanto, podemos ver que as ‘velhinhas’ GTX até se portam decentemente! Onde tenho de salientar a GTX 1080, que chegou ao mercado, há mais de 2 anos.

Interessantemente, neste teste, a GTX 1660 Ti, até consegue uma performance muito aproximada da GTX 1080.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!