Adiado ou não? Samsung quer lançar processo de 3nm em 2022

A Samsung é atualmente a grande rival à toda poderosa TSMC, aliás, até tem sido capaz de ‘roubar’ alguns clientes importantes, onde temos de destacar a NVIDIA e mais recentemente a Qualcomm.

No entanto, apesar de todo o ‘know-how’ e claro, poder de investimento (dinheiro) da gigante Sul Coreana, nem tudo corre sempre bem no campo da produção dos microprocessadores… Afinal, alguns rumores apontam para um adiamento do processo de 3nm, o que pode muito bem deixar a TSMC isolada no poleiro deste indústria.

A razão é simples, a Samsung não quer apenas acompanhar a TSMC, quer ser uma rival à altura, e para isso, está a apostar numa tecnologia completamente nova de transístores (GAA – Gate All Around), o que segundo vários rumores está a causar problemas graves no desenvolvimento do projeto.

No entanto, segundo a própria Samsung, o processo vai começar a ser produzido em massa já no próximo ano. Vamos por partes.

Adiado ou não? Samsung quer lançar processo de 3nm em 2022

7nm, tsmc

Portanto, o planeamento da Samsung foi recentemente revelado no Foundry Forum 2021 na China, revelando todos os processos, atuais e futuros da empresa. Até aqui tudo bem, o problema é que o processo de 3nm (3GAE) não estava presente.

Para ter noção, 3GAE significa GAA-Eearly, ou seja, a primeira vaga de produtos, enquanto 3GAP significa GAA-Plus, ou seja, o processo num estado mais maduro. O problema é que enquanto os dois processos apareceram em 2019, no anúncio original, apenas o segundo apareceu agora na China.

Algo interessante, visto que antes do Fórum, já existiam vários leaks e rumores à volta do nó de produção. Porquê? Bem, o 3GAE devia ter começado a sua produção ‘risk’ no fim de 2020, com a produção em massa a começar algures em 2021. No entanto, a Samsung apenas começou a amostragem em Junho… De 2021.

Além disto, um dos executivos mais importantes da Qualcomm (Dr. Chidi Chidambaram, VP de Engenharia), que é por sua vez o maior cliente da Samsung, afirmou publicamente que a expetativa da empresa era de agora começar a vender produtos de 3nm em 2023 ou 2024.

Isto significa que a Samsung está a olhar para um atraso de um ano, relativamente ao planeamento atual da TSMC.

Entretanto, o processo 4LPP (4nm), ainda baseado na tradicional tecnologia de transístores FinFET, parece estar a correr bem, e deverá chegar brevemente ao mercado.

Rivalidade no mundo dos processadores é importante! Sabe porquê?

É brutal ver uma gigante como a TSMC a prosperar no mundo dos chips, ao conseguir avançar os métodos de produção a uma velocidade estonteante, conseguindo desafiar sempre os limites da física. No entanto, se não tiver rival, isto pode ser muito mau para nós, os consumidores normais.

Afinal, se a TSMC não tiver concorrência no mercado, e continuar a ter os melhores chips, vai obviamente aumentar os preços dos waffers. Aliás, é algo que tem feito em 2020 e 2021, ao retirar todos os descontos de grandes encomendas.

Como deve imaginar, com um aumento significativo de preço nos chips, as fabricantes vão obviamente passar esse custo para os consumidores. Ou seja, tudo poderá ficar mais caro para os nossos bolsos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!