Adeus Firefox! Vem aí o novo browser Fenix para Android!

O Firefox para Android não tem recebido muita atenção por parte da Mozilla. Pelo menos nos últimos tempos. No entanto, isto não é necessariamente uma má notícia. É que esta empresa tem estado a trabalhar num novo browser chamado Fenix e que tem como principal objetivo substituir o Firefox. Como um dos objetivos é transferir todas as funcionalidades para o novo browser, as atualizações para o Firefox para Android vão começar a diminuir nos próximos meses conforme relata o site Android Police.

Fenix: o novo substituto do conhecido Firefox

Entretanto, o site Ghacks publicou um documento de suporte disponibilizado pela Mozilla para substituir o Firefox (que aparece com o nome de código “Fennec” no documento). No entanto, o Firefox 67 e o 68 para Android vão ser lançados como estava planeado anteriormente. As datas de lançamento são 14 de maio e 9 de julho, respectivamente. A partir desta altura os browsers só vão receber correções de bugs e patches de segurança.

Fenix

Entretanto, o Firefox 68.1 será lançado no dia 3 de setembro. Já a versão 68.2 será lançada a 22 de outubro e assim por diante.

A Mozilla refere no documento que tem que desviar continuamente recursos do desenvolvimento do Fenix ​​para corrigir erros e implementar funcionalidades na versão atual do Firefox. Assim, manter o navegador Android na versão 68 vai permitir acelerar o desenvolvimento do Fenix. Ao mesmo tempo significa também que a versão para Android do Firefox não vai receber mais nenhuma funcionalidade.

O documento não revela quando é que a Mozilla pretende finalmente lançar o Fenix.

No entanto, sabe-se que o Firefox vai alcançar o fim-de-vida no próximo ano. Considerando que o Fenix ​​usa uma arquitetura completamente diferente (GeckoView em vez do Gecko), ainda deve levar algum tempo até que o novo browser chegue a todos os utilizadores.

Entretanto para quem gosta sempre de experimentar coisas novas, já há builds do Fenix disponíveis aqui. Basta selecionar o APK adequado para a arquitetura do seu dispositivo. Escolha “aarch64” se não tiver a certeza.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!