O Firefox para Android não tem recebido muita atenção por parte da Mozilla. Pelo menos nos últimos tempos. No entanto, isto não é necessariamente uma má notícia. É que esta empresa tem estado a trabalhar num novo browser chamado Fenix e que tem como principal objetivo substituir o Firefox. Como um dos objetivos é transferir todas as funcionalidades para o novo browser, as atualizações para o Firefox para Android vão começar a diminuir nos próximos meses conforme relata o site Android Police.
Fenix: o novo substituto do conhecido Firefox
Entretanto, o site Ghacks publicou um documento de suporte disponibilizado pela Mozilla para substituir o Firefox (que aparece com o nome de código “Fennec” no documento). No entanto, o Firefox 67 e o 68 para Android vão ser lançados como estava planeado anteriormente. As datas de lançamento são 14 de maio e 9 de julho, respectivamente. A partir desta altura os browsers só vão receber correções de bugs e patches de segurança.
Entretanto, o Firefox 68.1 será lançado no dia 3 de setembro. Já a versão 68.2 será lançada a 22 de outubro e assim por diante.
A Mozilla refere no documento que tem que desviar continuamente recursos do desenvolvimento do Fenix para corrigir erros e implementar funcionalidades na versão atual do Firefox. Assim, manter o navegador Android na versão 68 vai permitir acelerar o desenvolvimento do Fenix. Ao mesmo tempo significa também que a versão para Android do Firefox não vai receber mais nenhuma funcionalidade.
O documento não revela quando é que a Mozilla pretende finalmente lançar o Fenix.
No entanto, sabe-se que o Firefox vai alcançar o fim-de-vida no próximo ano. Considerando que o Fenix usa uma arquitetura completamente diferente (GeckoView em vez do Gecko), ainda deve levar algum tempo até que o novo browser chegue a todos os utilizadores.
Entretanto para quem gosta sempre de experimentar coisas novas, já há builds do Fenix disponíveis aqui. Basta selecionar o APK adequado para a arquitetura do seu dispositivo. Escolha “aarch64” se não tiver a certeza.