Adeus 7nm? NVIDIA RTX 3000 vão ser baseadas nos 8nm da Samsung!?

As últimas semanas têm sido ricas em ‘leaks’ e rumores acerca das novas placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 3000 ‘Ampere’, que segundo o que toda a gente pensava, seriam mesmo baseadas no processo de 7nm da TSMC!

No entanto, parece que a Samsung conseguiu mesmo puxar a gigante das placas gráficas para o seu lado, e longe das garras da TSMC… Ao fechar um acordo para o uso das suas linhas de produção de 8nm, que no fundo é um processo derivado (e melhorado) dos ‘velhinhos’ 10nm, apresentando assim uma densidade de transístores na ordem dos 61 milhões/mm². (7nm da TSMC consegue entre 90 e 102 milhões de transístores por mm²)



AMD mantém vantagem no processo de produção?

NVIDIA RTX 3000.

Portanto, isto é seguramente uma informação super interessante! Contudo, não conta a história toda… Ter um processo mais avançado não é imediatamente igual a ter uma gama de produtos mais rápida ou mais eficiente. A arquitetura tem de ser boa! E segundo tudo aquilo que sabemos, a arquitetura Ampere vai ser simplesmente brutal no rácio da eficiência/desempenho.

Afinal de contas, a NVIDIA quer mesmo ‘arrumar’ com a AMD, depois da rival ter feito algumas brincadeiras no mercado gráfico com o lançamento das RX 5700 e RX 5600.

Dito tudo isto, é esperado que todas placas baseadas no GPU GA102 (pelo menos três modelos da gama RTX 3000), sejam produzidas nas linhas da Samsung 8LPP.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte


NVIDIA vai apostar tudo em 2020 para meter a AMD no bolso!

Entretanto, apesar da NVIDIA ser a rainha e senhora do mundo das placas gráficas, a verdade é que a gigante verde não estava nada à espera que a AMD fizesse o que fez com a sua gama de placas gráficas Navi, especialmente as RX 5700, RX 5700 XT e RX 5600 XT que impressionaram forte e feio no campo do desempenho/preço.

Leia o resto do artigo aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também