O Google Maps tornou-se numa aplicação obrigatória para muitos condutores, pelo que não é de admirar que domine atualmente o mundo da navegação móvel. No entanto, como qualquer software, o Google Maps está sujeito aos mesmos erros de software que ocasionalmente afectam as nossas aplicações, e este problema está a afetar as versões mais recentes neste preciso momento. Assim o impensável está a acontecer no Google Maps que simplesmente não pode falhar mas há uma solução!
O impensável aconteceu no Google Maps mas há uma solução!
Os utilizadores recorreram às redes sociais para revelar o que parece ser um problema muito generalizado, que faz com que o Google Maps bloqueie alguns segundos após o lançamento. A aplicação funciona corretamente quando é iniciada, mas fecha inesperadamente alguns segundos depois, impossibilitando os utilizadores de seguir a navegação ou configurar mais paragens. Isto está a deixar os utilizadores desesperados, sobretudo aqueles que precisam mesmo desta app para chegar a um determinado local.
Não é claro o que causa o encerramento inesperado da aplicação. No entanto, a maioria dos utilizadores afirma que o problema ocorre após a atualização para as versões 11.144 e 11.145. A versão mais recente não corrige o erro, e o modelo de telemóvel onde a aplicação está instalada não faz diferença.
Todas as marcas e modelos de telemóvel Android sofrem com a falha, embora nem todos sejam afectados. Não está claro por que alguns utilizadores têm esse problema e outros não. Isto apesar de atualizarem para a versão mais recente. No entanto, a Google provavelmente já está a investigar o problema e deve resolvê-lo mais cedo ou mais tarde.
A solução alternativa
Dado que o bug é introduzido pelas últimas actualizações do Google Maps no Android Auto, a solução é simples. Deve fazer o downgrade para uma versão anterior da aplicação e bloquear as actualizações automáticas até que o gigante das pesquisas lance uma correção.
Se pretender remover as actualizações e regressar a uma versão mais antiga, pode fazer sideload de uma versão anterior da APK ou ir ao ecrã de definições no seu dispositivo Android, procurar o Google Maps e premir o botão de desinstalação de actualizações.
Assim irá regressar à versão do Google Maps que foi pré-carregada no seu smartphone, embora seja importante saber que quanto mais antiga for esta versão, mais funcionalidades novas irá perder. No entanto, esta é apenas uma solução temporária.
Entretanto, se não quiser fazer o downgrade do Google Maps, também pode mudar temporariamente para outra aplicação de navegação. O Waze é a escolha mais comum para os utilizadores do Android, uma vez que também é propriedade da Google e oferece suporte para o Android Auto. No entanto, em comparação com o Google Maps, o Waze não oferece mapas offline, pelo que é necessário ter uma ligação à Internet para descarregar actualizações de trânsito em tempo real, obter novos percursos e carregar os seus relatórios de trânsito.