A Xbox de nova geração ‘baratinha’ não vai limitar nada!

É cada vez mais óbvio que a Microsoft está a preparar a revelação de uma outra consola mais barata e menos apetrechada para acompanhar a Xbox Series X, estamos obviamente a falar do ‘Project Lockhart‘, que no mercado deverá ser conhecido como Xbox Series S. Dito isto, apesar de muitos entusiastas e especialistas já darem esta consola ‘extra’ como um dado adquirido no mercado, a verdade é que este projeto esteve prestes a ser cancelado devido ao facto de alguns estúdios não gostarem do facto de basicamente terem de desenvolver o mesmo jogo duas vezes.

Afinal de contas, apesar de algumas diferenças no GPU e armazenamento SSD, a Xbox Series X e PlayStation 5 são muito similares, por isso, desenvolver um jogo para uma, não será assim tão diferente de desenvolver para a outra, isto em termos de especificações técnicas e performance geral. Contudo, uma outra consola de nova geração ‘capada’ a nível gráfico, poderia ser uma dor de cabeça tremenda para os estúdios! Especialmente quando ainda vamos ter uns bons 2 anos em que a PS4 e Xbox One também terão de ser suportadas… Bem… Aparentemente não, visto que alguns ‘insiders’ já vieram a público ‘matar’ a especulação.



A Xbox de nova geração ‘baratinha’ não vai limitar nada!

Series S

Portanto, muito resumidamente, a Xbox Series S ‘Lockhart’, não vai limitar seriamente a experiência de jogo, nem o desenvolvimento para as novas Xbox Series X e PlayStation 5. Pelo menos nunca na mesma maneira que consolas menos poderosas poderiam afectar a mesma geração, isto segundo um insider muito famoso da indústria.

Sim, é verdade que a consola vai ser menos poderosa, trazendo apenas 4 TFLOPs de performance computacional gráfica, em vez dos 10.28 da PS5 ou 12 TFLOPs da Xbox Series X. No entanto, a comparação já não pode ser feita da mesma forma, visto que existem muitos outros fatores a ter em conta. Especialmente o facto das arquiteturas serem exatamente as mesmas, aliás, o CPU deverá ser muito similar na performance base, enquanto o GPU é mais fraco, mas continua a ser baseado na arquitetura RNDA 2. Além disto, temos ainda a implementação de todas as outras tecnologias, como a chegada do SSD NVMe tanto à Series X como à Series S.

Em suma, vai ser uma consola capaz de oferecer uma experiência de nova geração (em Full HD)! Sem ter um impacto no desenvolvimento dos jogos para as restantes plataformas.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também