Inicio Especiais (Especial) Lançamento dos Intel Core 10000 faz cada vez menos sentido!

(Especial) Lançamento dos Intel Core 10000 faz cada vez menos sentido!

(Especial) O lançamento dos Intel Core 10000 faz cada vez menos sentido – Eu sei que o mundo tecnológico não pode parar, especialmente quando falamos da Intel, que tem agora uma nova e renovada rival na forma de uma AMD reinventada, depois do espetacular sucesso da gama de processadores Ryzen 3000, e nova aposta nas placas gráficas Radeon RX 5000.

Dito isto, a verdade é que as dificuldades de produção da Intel continuam, por isso, o primeiro lançamento de processadores de 2020 irá ser novamente baseado no processo de 14nm, e velha arquitetura Skylake que tão bem conhecemos. Estamos a falar dos ‘Comet Lake-S’, mais conhecidos como Intel Core 1000, que deverão chegar ao mercado para rivalizar com os AMD Ryzen 3000, e mais tarde com os Ryzen 4000.

Mas será que este lançamento faz sentido? A Intel parece estar a cometer alguns erros

dos Intel Core 10000 faz

Portanto, segundo os vários ‘leaks’, rumores e opinião de entusiastas, este lançamento da Intel não irá trazer nada de novo ou revolucionário para o mercado, trazendo pequenas melhorias arquiteturais, mais 2 núcleos na versão mais apetrechada (i9-10900), maiores frequências, tudo isto ao mesmo tempo que a eficiência energética é esquecida para tentar chegar a novos patamares de performance.

Além disto, vamos também receber uma nova plataforma Z490, baseada no socket LGA1200. Ou seja, quem tem um sistema baseado em CPUs Intel Core 8000 ou 9000, vai ter de mudar novamente de motherboard para atualizar o processador.

Dito isto, segundo um recente ‘leak’ vindo diretamente da Gigabyte, as novas boards da fabricante vão trazer suporte limitado ao standard PCIe 4.0… Contudo, os novos processadores Intel Core 10000 ainda não suportam a funcionalidade, por serem baseados na arquitetura Skylake!



Assim, vamos ter uma funcionalidade agora, que apenas iremos conseguir utilizar no fim do ano, com outra grama de processadores. E claro, se bem conheço a Intel, apesar da retro-compatibilidade estar em cima da mesa para estas boards Z490, aposto que vamos ter novas motherboards a acompanhar os Intel Core 11000 no fim do ano, com suporte completo ao PCIe 4.0, bem como outras funcionalidades aliciantes.

Mas vamos por partes!

Suporte ao standard PCIe 4.0 nas motherboards Z490? Para quê? Os Intel Core 10000 não suportam a tecnologia!

dos Intel Core 10000 faz

Muito resumidamente, não existem muitas razões para acreditar que os próximos processadores da Intel irão trazer suporte ao PCIe 4.0.

Ainda assim, segundo um ‘leak‘ muito interessante de materiais de marketing da Gigabyte, parece que as novas motherboards Z490 da fabricante vão mesmo trazer replicadores capazes de oferecer a largura de banda da tecnologia em algumas linhas PCIe. Ou seja, vamos ter o standard em dois slots PCIe, e ainda um slot M.2 SSD. Uma funcionalidade que a própria fabricante afirma ser limitada, sendo muito provavelmente reservado para um ‘futuro’.

Ora bem, a própria Gigabyte revela que os novos Intel Core 10000 não irão suportar esta implementação, ficando reservada para a próxima geração de processadores ‘Rocket Lake-S’. O que claro está, também revela uma provável retro-compatibilidade entre gerações de processadores e motherboards.

Contudo, tudo isto levanta uma questão… Porque iria um consumidor comprar uma motherboard Z490 e CPU Comet Lake-S (Intel Core 10000) agora, para depois voltar a gastar dinheiro num processador Rocket Lake-S? (Intel Core 11000)?

É basicamente a pergunta do milhão de dólares! Especialmente quando temos em conta que podemos simplesmente optar por um PC baseado num Ryzen 3000 e motherboard X570, que já traz suporte completo à tecnologia PCIe 4.0! Aliás, a AMD até já está a preparar motherboards de gama média com suporte ao standard.

Este lançamento da Intel faz cada vez menos sentido… Afinal de contas, a Intel quer que compra uma motherboard hoje, para um processador que apenas irá sair daqui a 6(?) meses.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Google anuncia um novo Chromecast com Google TV

Hoje é o primeiro dia de Outubro. Um mês que deve trazer muitas novidades em termos tecnológicos, com um dos grandes destaques a ir...

COVID-19: é perigoso receber encomendas vindas da China?

Passado tantos meses depois do início da pandemia, o mundo continua a estar alerta com as devastadoras e fatais consequências do famoso coronavírus! Afinal...

Google Fotos acaba de receber uma grande novidade no Android!

O Google Fotos é uma aplicação imprescindível em qualquer smartphone. É que graças a ela nunca perdemos qualquer fotografia ou vídeo. Fica tudo armazenado...

Samsung Galaxy A42 5G: renderizações estão na Internet!

A Samsung está a apostar forte nos smartphones 5G. Especialmente no campo da gama média. O primeiro passo foi dado com o Galaxy A51...

NVIDIA resolveu o problema das RTX 30! (Mas baixou as frequências)

Como deve saber, o (reduzido) stock de placas RTX 3080 está a dar problemas a quem fez tudo por tudo para conseguir meter as...