A Samsung tem SSDs de 4TB capazes de armazenar 12TB!

A Samsung aproveitou a Flash Memory Summit de 2020 para anunciar a sua nova gama de SSDs Inteligentes. Sim, drives de armazenamento baseadas em memória Flash inteligentes! Afinal de contas, estas novas drives vão mudar completamente a forma como os dados são processados.

Pois bem, abram alas para os Computational Storage Drives, SSDs com um processador próprio responsável pela aceleração na gestão de dados e virtualização dos mesmos. Estamos a falar de uma nova geração de SSDs capaz de melhorar a velocidade de procura em 100x. Ao mesmo tempo que também são capazes de comprimir dados para armazenar mais arquivos numa só unidade.



A Samsung tem SSDs de 4TB capazes de armazenar 12TB!

SSDs de

Portanto, resumindo muito bem a coisa, a Samsung tem agora SSDs com uma tecnologia de compressão tão avançada, que vai ser possível comprimir 12TB de dados num chip de memória de 4TBs. Curiosamente, esta tecnologia pertence à Xilinx, uma empresa Norte-Americana recentemente adquirida e absorvida pela AMD.

Entretanto, se está já a esfregar as mãos com a chegada destes componentes ao mundo dos PCs… Tenha calma! O foco inicial é implementar estes novos SSDs no mundo dos servidores e centros de dados, de forma a melhorar significativamente os mecanismos de pesquisa, ao mesmo tempo que também se potenciam as cada vez mais populares e poderosas Redes Neurais.

Contudo, com o passar do tempo e evolução da tecnologia, é muito provável que o mundo dos PCs convencionais também dê as boas vindas a esta novidade. Algo que irá ser seguramente uma autêntica revolução na indústria.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também