A Samsung está a prometer lançar SSDs Imortais!

Quer utilize um SSD ou um HDD (ou até uma mistura dos dois), todas as drives irão eventualmente ‘morrer’. Ao fim ao cabo, os discos rígidos tradicionais desenvolvem ‘bad sectors’ ao longo do tempo, isto enquanto os SSDs adoram morrer sem qualquer tipo de aviso prévio. Dito isto, caso não saiba, se um chip NAND ‘morrer’ dentro do seu SSD, toda a drive irá ficar inutilizada!

Em suma, estamos basicamente a falar de uma das grandes desvantagens dos SSDs, visto que é quase impossível saber quando é que eles poderão ‘morrer’.

- Publicidade -

No entanto, parece que já existe uma solução para este problema! A Samsung tem um novo sistema capaz de detetar falhas em cada chip de memória dos seus SSDs, sendo possível mover os dados para zonas livres sem problemas.

Sim, irá ficar com menos armazenamento disponível! Mas isso é seguramente melhor que ficar com a drive inutilizada, e claro, ficar sem os dados.

A Samsung está novamente a prometer SSDs Imortais!

SSD Samsung

Portanto, a Samsung parece estar a planear lançar este sistema (FIP – Fail-in-Place) com as suas próximas drives PCIe 4.0. Uma tecnologia que simplesmente não irá deixar um SSD morrer, movendo todos os dados dos chips defeituosos para outros chips saudáveis dentro do array de memória NAND Flash.

Aliás, o FIP vai um passo mais longe, visto que está constantemente a monitorizar o SSD, de forma a perceber se existem problemas no horizonte, para que nenhum dado se perca.

Entretanto, a tecnologia irá chegar ao mercado nos SSDs PM1733 e PM1735, mais focados no mercado empresarial e de centros de dados. No entanto, é esperado que exista um ‘push’ para levar esta tecnologia para o mercado tradicional de consumo o mais depressa possível, visto ser algo que mais nenhuma fabricante tem ao dispor dos utilizadores ‘normais’.


A Samsung está a prometer lançar SSDs Imortais! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.