Porque é que a Samsung acaba sempre por copiar a Apple?

Samsung Apple

Porque é que a Samsung acaba sempre por copiar a Apple? – Não é grande novidade, que muitas das funcionalidades e elementos de design dos primeiros smartphones da Samsung foram de uma maneira ou outra copiados do iPhone da Apple.

Em boa verdade, não sou o maior fã dos últimos iPhones… Acho que são caros e que além disso, são no fundo o mesmo produto todos os anos, apesar de terem um SoC brutal e um Sistema Operativo super eficiente e capaz. No entanto, também é verdade que foi a Apple que criou este mundo fantástico, em que podemos pegar num simples telemóvel, para fazer muitas das coisas que no passado necessitariam de um PC.



Afinal de contas, no início da rivalidade Samsung vs Apple, os primeiros Galaxy eram simplesmente maus… O Android da altura também não ajudava! Contudo, o design e a qualidade da experiência de utilização deixavam muito a desejar.

Samsung vs Apple – Por isso, nada melhor que copiar aquilo que a rival estava a fazer de mais!

apple vs samsung

Aliás, há alguns anos, acabou por chegar à Internet um documento interno, que basicamente provava que a Samsung tirou muita da sua inspiração, ao iPhone da Apple. Pode ler o documento aqui

Dito tudo isto, a Samsung acabou por encontrar o seu próprio caminho, curiosamente logo a seguir ao lançamento do seu primeiro Note! Isto, ao mesmo tempo que continuava a olhar para o caderno do vizinho

É inegável que o primeiro Note foi um aparelho que acabou por criar uma gama de produtos completamente nova, o Phablet. Em suma, se por acaso não gosta que todos os telemóveis no mercado tenham ecrãs gigantes… Apenas tem a Samsung e o seu Galaxy Note para culpar!

Portanto, deste que a Samsung decidiu criar o seu próprio produto, deixando para trás o iPhone… Os resultados têm sido fantásticos!

Note 10

Como dissemos na Leak, o Galaxy S10 é muito provavelmente o aparelho a ter, se gosta do mundo Android. Muito graças à renovada interface One UI, qualidade de construção Samsung, e claro, design Samsung. Outro exemplo disto, é a nova linha de smartphones Galaxy Note 10, que pegou no S10 e o elevou a outro patamar. (Apesar de não achar grande piada a algumas decisões que foram tomadas na versão mais pequena e mais barata)

Contudo, parece que os velhos hábitos tendem a não desaparecer…

A Samsung acaba sempre por copiar muitos dos movimentos da Apple. E muitas das vezes, acaba por fazer má figura. (Samsung apagou os vídeos onde gozava com a remoção do ‘Audio Jack’)

Afinal, em 2015 com o lançamento do Galaxy S6, a fabricante abandonou o plástico para apostar num design bastante similar ao iPhone da altura. Lançando um smartphone baseado numa estrutura de alumínio e uma frente e traseira de vidro. Mas com o lançamento do iPhone X em 2017, a Apple decidiu abandonar o alumínio para apostar no aço inoxidável. Conseguem adivinhar quem também começou a usar alumínio com o seu mais recente topo de gama? (Veja o vídeo em baixo, que já começa nos 14s)

Similarmente, caso não se lembre, no início do ano, a Samsung tirou uma página do livro da Apple, e lançou a gama Galaxy S composta por 3 telemóveis. Introduzindo o Galaxy S10e, que é no fundo o iPhone Xr da Gigante Sul Coreana.

Isto já para não falar da remoção do ‘Audio Jack’ que a Samsung gozou com todas as suas forças! Apostando imensamente no marketing em vídeo… Que foram todos apagados, para não deixar qualquer rasto na Internet.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.