A próxima placa gráfica da AMD vai ser 2.5x mais rápida!

Ao que tudo indica, a AMD já começou a guerra dos ‘leaks’ relativamente à sua próxima geração de placas gráficas. Que claro está, irá ser denominada de Navi 30. Sendo baseada na arquitetura RDNA 3.

As coisas já chegaram a um ponto, em que alguns dos ‘leakers’ mais reputados apontam para uma nova placa gráfica AMD Radeon 2.5x ou mesmo 3x mais rápida relativamente à atual topo de gama RX 6900 XT.



próxima placa gráfica

Portanto, numa altura em que ninguém consegue comprar uma placa gráfica, ou é quase obrigado a vender um pulmão ou rim no mercado negro… É um bocado irritante começar a ouvir falar da nova geração. Mas é exatamente isto que está a acontecer!

Mas vamos ao que interessa. Ao que tudo indica, a nova geração de placas vai ser liderada pelo GPU Navi 31, que pelos vistos, pode chegar a ser 3x mais rápido relativamente ao atual Navi 21 que dá vida às RX 6800 XT e RX 6900 XT. Como? Pois bem, a próxima geração de placas já vai dar uso ao design MCM. Ou seja, vamos ter vários mini-GPUs dentro do mesmo super GPU. Uma estratégia muito similar aquela que a AMD utilizou nos seus processadores Ryzen, que utilizam chiplets de forma a poupar dinheiro, mas também aumentar o número de núcleos sem grande complexidade.

Além do uso do design MCM… A arquitetura RDNA 3 é também muito mais eficiente e mais rápida.

Como é óbvio, temos de ter em conta o salto para o processo de 5nm da TSMC. Por isso, é muito provável que exista uma repetição do que aconteceu no salto da RDNA para a RDNA 2. Que caso não saiba, resultou num aumento de quase 100% de performance.

Em suma, ainda é cedo para ficar excitado, visto que não é esperado qualquer lançamento de novas placas em 2021. Mas pelos vistos, a AMD tem coisas grandes planeadas!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Surface Go 3: Um tablet amigo da carteira?

Ontem foi o dia da Microsoft anunciar a sua gama de produtos Surface, onde, curiosamente, um dos que mais brilhou, foi também um dos...

O Galaxy S22 Ultra vai ser o verdadeiro sucessor ao Note!

Nos últimos meses, temos andado no meio de uma autêntica 'dança', em que tanto temos notícias a afirmar que a gama Note acabou para...

Google Chrome 94 traz uma nova API que ameaça a sua privacidade

Como o meu colega Bruno Fonseca noticiou ontem (aqui), o Google Chrome 94 chegou com várias novidades, especialmente no campo da segurança, para várias...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!