A primeira placa gráfica Intel fica atrás da Radeon RX 550

O primeiro benchmark feito à Intel Xe DG1 chegou à base de dados Basemark, demonstrando uma performance desapontante. Afinal de contas, a primeira placa gráfica da Intel em mais de uma década, fica atrás da velhinha Radeon RX 550… Uma placa gráfica da AMD que chegou ao mercado em 2017!



A primeira placa gráfica Intel fica atrás da Radeon RX 550

Intel DG1

- Advertisement -

Portanto, como é óbvio, ainda é muito cedo para começar a tirar conclusões acerca do esforço que a Intel tem tido neste mundo. Afinal de contas, tudo indica que a gigante azul dos microprocessadores quer entrar neste mundo com “baby steps”, sendo exatamente por isso que esta placa nem foi disponibilizada em massa, estando apenas disponível para OEMs.

Mas vamos ao que interessa, tudo indica que esta placa é afinal a ASUS DG1-4G que foi leaked há algumas semanas atrás. No entanto, não deixa de ser estranho… Afinal, ver uma placa lançada em 2021 a ficar atrás de uma outra placa originalmente lançada em 2017, não mesmo grande sentido.

Dito tudo isto, a ASUS DG1-4GB tem uma versão ‘capada’ do GPU Xe Max, com uma frequência de 1500MHz e 80 unidades de execução. Entretanto, como o nome indica, temos aqui 4GB de memória, curiosamente é memória LPDDR4X e não GDDR6 (mais lenta portanto), tudo isto num bus de 128-bit. No total, a placa tem um TDP de apenas 30W, sendo uma alternativa muito interessante para PCs low cost.

Em suma, isto é apenas o início, sendo esperado que a Intel aposte a sério no seu processo de 10nm SuperFin, para lançar mais e melhores placas, com a primeira grande aposta a acontecer já em 2021, de forma a aproveitar o estado do mercado de placas gráficas, que está neste momento completamente virado do avesso.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.