PC a ficar lento? A culpa pode estar no seu SSD

A instalação de um SSD numa máquina antiga, é quase sempre uma das melhoras coisas que pode fazer para melhorar profundamente a performance de um PC. Afinal de contas, mesmo que tenha pouca memória RAM no sistema, o facto de ter armazenamento 10~20x mais rápido, também irá ajudar quando chegar a altura de utilizar parte do SSD como memória virtual. (Caso não saiba, quando fica sem memória RAM disponível, o Sistema Operativo vai buscar memória ao disco. É por isto que em sistemas mais antigos, a coisa fica tremendamente lenta.)

Ou seja, meter um SSD, é quase sempre melhor do que meter mais memória RAM. No entanto, podem acontecer certas situações que podem meter a performance deste mesmo SSD em risco.



PC a ficar lento? A culpa pode estar no seu SSD

PC lento SSD

Portanto, se por ventura tiver o seu SSD quase cheio, a performance irá cair a pique. É algo que deve mesmo ter debaixo de olho, visto que um SSD acima dos 75% de capacidade, irá começar a ter operações de escrita e leitura mais lentas, e eventualmente, é algo que pode arruinar a performance de todo o sistema.

Dito isto, além do espaço disponível poder ser um problema, os SSDs também podem começar a ficar ‘gastos’. Ou seja, o armazenamento de um SSD é baseado em chips de memória que infelizmente têm um limite físico. (Têm um número limitado de vezes que é possível escrever em cada célula! Mas normalmente é um número muito alto, que qualquer utilizador comum terá dificuldades em alcançar.)

É exatamente por isto que algumas fabricantes reservam algumas células, para substituir as que falharem durante o ciclo de vida do componente. Por isso, se suspeita de problemas no SSD, é boa ideia monitorizar a saúde da drive.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também