Como noticiámos há alguns dias, recentemente, a Intel sofreu uma fuga de informação massiva! Ao fim ao cabo, estamos a falar de 20GB de informação confidencial, incluindo designs ainda não lançados no mercado. Algo que a Intel afirma ter sido culpa de alguém com acesso à base de dados… Mas que outros especialistas afirmam ter sido mesmo problemas com a segurança!
Pois bem, isto é gravíssimo para uma empresa como é a Intel, e por isso, a empresa já está a trabalhar arduamente na investigação para perceber como é possível isto acontecer. Quer tenha sido um ataque ou não.
A Intel já está a investigar a fuga de informação! Terá sido um ‘hack’?
Portanto, caso não saiba do que estamos a falar, o ‘leak’ de informação da Intel conta com código referente aos processadores Kaby Lake, várias ferramentas de desenvolvimento e debugging, planos de lançamento, ficheiros decores, etc…
E como é óbvio, a Intel já sabe do sucedido, e até confirmou a veracidade dos ficheiros, dizendo:
“Estamos a investigar a situação. A informação parece ter vindo do Intel Resource and Design Center, que é onde guardamos muita informação reservada aos nossos clientes e parceiros. Acreditamos que foi um individuo com acesso a esta base de dados a fazer ‘leak’ a toda esta informação.”
Ou seja, a Intel nega que isto tenha sido um ataque pirata! Afirmando que foi alguém com acesso à informação, que por alguma razão, decidiu publicar tudo na Internet para quem quisesse ver. Entretanto, Till Kottmann (consultor Suiço que até foi dos primeiros a ter acesso ao ‘leak’) já veio a público dizer que tudo isto são desculpas, e que a Intel foi mesmo atacada por um pirata informático.
Em suma, temos de esperar pela investigação da própria Intel, para perceber o que realmente se está a passar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!