Huawei Richard Yu

Desde Maio que o nome da Huawei aparece quase todos os dias nos mais variados tipos de artigos… Umas vezes peças mais esperançosas com algumas boas notícias, e claro, noutras vezes mais más notícias para a gigante Chinesa que não tem tido um ano de 2019 muito famoso.

Pois bem, parece que a gigante Chinesa Huawei está a preparar-se para meter a FCC (Federal Communications Commission) em tribunal!

Huawei

Portanto, caso não saiba, na semana passada tivemos a aprovação de uma nova medida da FCC que serve apenas e só para negar subsídios às fornecedoras de rede móvel que continuam a utilizar equipamento da Huawei, ZTE, entre outras fabricantes classificadas como ‘bad actors’.



Em suma, a FCC tem um fundo de 8.5 mil milhões de dólares denominado de FCC’s Universal Service Fund, para subsidiar as muitas melhorias que as fornecedoras de rede móvel fazem nas suas infra-estruturas todos os anos.

Contudo, a partir de agora, nenhum deste dinheiro poderá ser utilizado para comprar equipamento à Huawei… Graças ao tão badalado “perigo para a segurança nacional”.

Como é óbvio, a Huawei não achou muita piada a esta decisão!

Huawei Android

Assim, como seria de esperar, a Huawei não ficou muito feliz com a decisão da FCC. Afirmando ao Wall Street Journal que já está a preparar um contra ataque em tribunal.

Afinal de contas, a fabricante Chinesa afirma que os atos da FCC são no fundo uma ameaça à empresa, baseada em informação pré-selecionada, e conclusões precipitadas. Além disto, a Huawei afirma ainda que tudo isto irá originar problemas sérios e profundos na infra-estrutura Norte Americana, especialmente nas zonas rurais em que as operações mais pequenas usam quase na sua totalidade equipamento Huawei… E provavelmente não irão ser capazes de substituir o equipamento no imediato.

“A FCC aponta o dedo à Huawei, dizendo que constitui um risco à segurança nacional. Contudo, não mostra qualquer prova de todo este risco. Em vez disso, a FCC apenas assume tendo como base uma visão errada da lei Chinesa. Sugerindo que a empresa poderá ficar sob o controlo do governo Chinês.”


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.