A Huawei está mesmo de olhos postos nas placas gráficas!

Isto é super interessante! Enquanto está tudo à espera que a Intel revele as suas primeiras placas gráficas, e que a AMD lance a sua nova arquitetura RDNA 2 (algo que até tem assustado a NVIDIA) … A Huawei está a fazer o seu trabalhinho, em silêncio, sem chatear ninguém, mas com muito potencial para oferecer!

Visto que tudo aponta para a gigante Chinesa já esteja a dar os toques finais na sua primeira placa gráfica, depois de vários anos de desenvolvimento direcionado para o mercado empresarial e de servidores.

A Huawei tem a missão de lançar a primeira placa gráfica dedicada Chinesa!

placa gráfica huawei

Portanto, o mundo das placas gráficas está prestes a receber uma nova fabricante, vinda diretamente da China. Afinal de contas, a Huawei acabou de criar uma nova divisão com o nome ‘Cloud and IA Business Group”, que pelos vistos tem o grande objetivo de levar alguma luta à Intel, NVIDIA e AMD. (Primeiramente no mundo empresarial)



Estamos a falar de uma empresa com bastante talento no design e desenvolvimento de micro-processadores! Mas GPUs? Isto é uma novidade para muitos

Caso não saiba, todos os smartphones Huawei são baseados em processadores desenvolvidos pela própria (Kirin). Aliás, a Huawei até chegou primeiro aos 7nm que a própria Qualcomm, sendo também a primeira fabricante do planeta a conseguir produzir um SoC com modem 5G integrado. Além disto, estamos também a falar de uma empresa que já tem no mercado o Kunpeng 920, um CPU para servidores com 64 núcleos, que muito provavelmente irá dar vida ao serviço de jogos na Cloud da Tencent.

Mas porquê esta aposta nas placas gráficas?

Existe pelo menos uma razão para a Huawei expandir os seus horizontes para esta indústria… A empresa já criou e lançou várias soluções de aceleração IA capazes de competir com a NVIDIA! Afinal de contas, o chip Huawei Ascend 910 é 2x mais rápido que o GPU NVIDIA Tesla V100 em certas situações.

Por isso, faz todo o sentido para a Huawei apostar no lucrativo mercado da alta computação gráfica. Até porque com tanto desenvolvimento já feito, pode ser uma boa ideia ser uma fabricante de renome neste campo. Especialmente agora que o governo Chinês quer remover toda a tecnologia estrangeira da equação.

Ou seja, é provável que as placas gráficas Huawei estejam estar relacionadas com os planos do governo Chinês de alcançar a independência tecnológica. Devido a isso, eu não me admiraria nada de ver placas gráficas no mercado de consumo tradicional, após 1 ou 2 anos a lutar com a Intel, NVIDIA e AMD no mundo empresarial.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!