A Google sabe o que está a fazer. A prova está nos Galaxy S24!

Algo que referenciámos mais do que uma vez no ainda recente lançamento dos smartphones Google Pixel 8, smartphones que nos impressionaram forte e feio, especialmente na parte da captura de imagem a partir do módulo de sensores traseiro, é o facto de que estes aparelhos não chegaram ao mercado com o processador mais poderoso do planeta.

Aliás, para dizer a verdade, o processador Tensor G3 está várias gerações atrasado face aos recentemente lançados Apple A17 Pro e Snapdragon 8 Gen3.

Isto é extremamente curioso, porque costuma ser algo que define a grande maioria dos lançamentos dos aparelhos topo de gama, ou quase topo de gama, ano após ano. O quê? O uso do SoC mais poderoso, da RAM mais rápida, e armazenamento mais veloz e eficiente à face da terra.

Em vez disso, a Google prefere desenhar/utilizar chips menos poderosos, e por isso menos complexos, o que também significa um preço bastante mais apetitoso nas linhas de produção.

Entretanto, para tentar oferecer o resto da performance que um utilizador fã da gama alta está habituado, a Google usa muita e boa inteligência artificial a partir dos seus servidores.

Curiosamente, apesar do uso de processadores de nova geração em toda a gama Galaxy S24 (Exynos 2400 e Snapdragon 8 Gen3), a Samsung também decidiu utilizar um pouco da receita da Google. O que é curioso aqui? Simples! O resultado é realmente muito bom!

A Google sabe o que está a fazer nos smartphones. A prova está nos Galaxy S24!

s24 ultra

Portanto, apesar de algumas melhorias no design, e outros toques ligeiros, o que realmente chama a atenção nos novos Galaxy S24, especialmente na versão Ultra, é o uso do SoC Snapdragon 8 Gen3 ‘For Galaxy’. Porém, o que chama ainda mais a atenção nem é o processador, são mesmo as novidades que a Samsung foi capaz de implementar com a ajuda da IA da Google.

Aliás, a Google admitiu de forma muito pública que a Samsung é uma parceira extremamente interessante e importante, e como tal, o objetivo passa por ajudarem-se uma à outra para tentar levar o ecossistema Android a um nível completamente novo.

smartphones com publicidade, pixel, iphone, s23 ultra, comparativo, fotografia

Porém, não necessariamente com o melhor hardware disponível no mercado.

Que nível é este?

Isto pode parecer estranho, mas apesar do uso do melhor hardware possível por parte da Samsung no S24 Ultra… Fica a ideia de que o objetivo é tentar oferecer algo mais além! Que não esteja apenas limitado pelo poder e complexidade dos chips mais recentes do mercado.

É algo que até está a conseguir fazer alguns entusiastas do mundo Android sonhar, com o regresso de uma espécie de Galaxy Nexus. Ou seja, uma espécie de Galaxy S24 Ultra baseado em Android puro, tal e qual podemos ver nos atuais Pixel 8 e Pixel 8 Pro. Mais concretamente, o melhor do design e hardware da Samsung, com o melhor que a Google tem para oferecer no lado do software.

Será este o futuro? Mais software e menos hardware? Ou uma mistura ainda mais explosiva das duas coisas? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.