A Google tem de começar a esquecer parcerias, e fazer exatamente o que fez no mundo dos smartphones, na parte dos relógios inteligentes. Ou seja, se a gigante do mundo mobile quiser mesmo competir com o Apple Watch, tem de lançar um Pixel Watch. Já não há volta a dar!
A Google precisa mesmo de lançar um Pixel Watch. Rapidamente!
Portanto, caso não saiba, já existem cerca de 100 milhões de relógios Apple Watch nas mãos dos utilizadores. Um número que mete respeito, visto que além de ser um terço da população Norte-Americana, é também um relógio que obriga ao uso de um iPhone.
Ou seja, é um smartwatch que não está ao alcance de qualquer utilizador do mundo de smartphones. Aliás, o relógio é tão bom, que é muitas vezes tido como uma das vantagens na aquisição de um iPhone. Muito resumidamente, a Apple tem um ecossistema que se complementa, algo que no lado Android, simplesmente (ainda) não acontece.
Sim, o Wear OS evoluiu bastante em 2021, graças à parceria com a Samsung, algo que tivemos a oportunidade de experienciar com o Galaxy Watch 4. Mas, na minha opinião, a Google não se deveria limitar ao que a Samsung quer fazer. Deveria “agarrar no boi pelos cornos”, e fazer o seu próprio caminho. Afinal de contas, o Pixel Watch que foi ‘leaked’ na Internet, no ano passado, parece ser superior ao Apple Watch em várias vertentes, tanto em termos de design, como em algumas das suas funcionalidades base.
Aliás, o mercado Android está tão desesperado por um bom smartwatch, que o primeiro Pixel Watch até poderia ser fraco! Desde que existisse uma aposta séria da Google, os consumidores iriam apoiar o projeto até ao fim.
Em suma, a Google está atrasada no mundo dos smarwatches, bem… na verdade… está atrasada em tudo o que é Wearables. Mas o jogo ainda não acabou, a Google pode voltar a pegar no projeto, e finalmente mostrar o que o Wear OS tem de ser e de fazer, com o hardware correto. Exatamente o mesmo que anda a fazer com a gama de smartphones Pixel, e fez com a gama de produtos Nexus no passado.
A Apple está a dominar o mundo dos relógios, sem qualquer concorrência. E isso não faz qualquer sentido, quando há tanto dinheiro a ganhar, e existe a possibilidade de finalmente complementar a experiência mobile Android. Não concorda?