Como noticiámos há algumas semanas atrás, a atual crise de produção de chips obrigou a TSMC a aumentar o preço dos seus waffers em 20%. O que claro está, tem um forte impacto em grandes empresas como a AMD, Qualcomm, NVIDIA, e claro, a Apple.
No entanto, parece que a Apple está a ter um tratamento privilegiado! Afinal de contas, o seu aumento parece ter ficado “apenas” nos 3%. Será que a nova geração de iPhones vai aumentar de preço, como foi noticiado na semana passada, ou a Apple vai decidir “comer” o pequeno aumento? Infelizmente, essa é uma questão para a qual ainda não temos resposta.
A Apple manda nisto tudo! TSMC aumentou preços apenas 3%
Portanto, existem várias razões para ambas as empresas concordarem com os novos termos. Vamos por partes?
1. A Apple é a maior cliente da TSMC!
Por isso, com a promessa de muitas e boas encomendas a médio/longo prazo, a TSMC decidiu não aumentar tanto os preços. Para ter a noção, 20% das receitas da TSMC são derivadas a encomendas da gigante responsável pelos iPhones, iPads e MacBooks.
Não nos podemos também esquecer, que agora que a Apple está completamente investida na arquitetura ARM. A TSMC vai ser usada para a produção de componentes essenciais para a totalidade da gama de produtos da gigante Norte-Americana.
Aliás, só para o iPhone 13, existe uma encomenda para 100 milhões de processadores A15 Bionic de 5nm.
2. A TSMC parece estar com alguns problemas no desenvolvimento das linhas de 3nm e 2nm!
Afinal, ao que tudo indica, a TSMC vai ter de atrasar um pouco o início da produção em massa destas linhas. Que claro está, já estão contratadas pela Apple. Por isso, provavelmente como uma compensação ao seu maior cliente, a gigante da produção de semicondutores decidiu fazer um desconto.
Entretanto, aos restantes clientes, a TSMC aumentou os preços até a um máximo de 20%, consoante o processo envolvido.
Em suma, os 7nm aumentaram 10% (causando um impacto muito significativo na AMD, Sony e Microsoft), enquanto as outras linhas de produção menos avançadas chegam mesmo aos 15 e 20%.