A Apple manda nisto tudo! TSMC aumentou preços apenas 3%

Como noticiámos há algumas semanas atrás, a atual crise de produção de chips obrigou a TSMC a aumentar o preço dos seus waffers em 20%. O que claro está, tem um forte impacto em grandes empresas como a AMD, Qualcomm, NVIDIA, e claro, a Apple.

No entanto, parece que a Apple está a ter um tratamento privilegiado! Afinal de contas, o seu aumento parece ter ficado “apenas” nos 3%. Será que a nova geração de iPhones vai aumentar de preço, como foi noticiado na semana passada, ou a Apple vai decidir “comer” o pequeno aumento? Infelizmente, essa é uma questão para a qual ainda não temos resposta.

A Apple manda nisto tudo! TSMC aumentou preços apenas 3%

TSMC aumentou

Portanto, existem várias razões para ambas as empresas concordarem com os novos termos. Vamos por partes?

1. A Apple é a maior cliente da TSMC!

Por isso, com a promessa de muitas e boas encomendas a médio/longo prazo, a TSMC decidiu não aumentar tanto os preços. Para ter a noção, 20% das receitas da TSMC são derivadas a encomendas da gigante responsável pelos iPhones, iPads e MacBooks.

Não nos podemos também esquecer, que agora que a Apple está completamente investida na arquitetura ARM. A TSMC vai ser usada para a produção de componentes essenciais para a totalidade da gama de produtos da gigante Norte-Americana.

Aliás, só para o iPhone 13, existe uma encomenda para 100 milhões de processadores A15 Bionic de 5nm.

2. A TSMC parece estar com alguns problemas no desenvolvimento das linhas de 3nm e 2nm! 

Afinal, ao que tudo indica, a TSMC vai ter de atrasar um pouco o início da produção em massa destas linhas. Que claro está, já estão contratadas pela Apple. Por isso, provavelmente como uma compensação ao seu maior cliente, a gigante da produção de semicondutores decidiu fazer um desconto.

Entretanto, aos restantes clientes, a TSMC aumentou os preços até a um máximo de 20%, consoante o processo envolvido.

Em suma, os 7nm aumentaram 10% (causando um impacto muito significativo na AMD, Sony e Microsoft), enquanto as outras linhas de produção menos avançadas chegam mesmo aos 15 e 20%.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Compras de Natal? O melhor é começar já a despachar a lista!

Desde o fim do ano de 2020, que temos levado com uma gigantesca (e sem precedentes) crise de produção de componentes essenciais, como são...

Google: se receber este aviso no Gmail pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Microsoft Edge 94 já está disponível! Atualize agora mesmo!

A versão 94 do Microsoft Edge já chegou ao chamado "canal estável". A atualização marca a transição de um ciclo de seis semanas para...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!