A app que precisamos para parar a transmissão do COVID-19!


Por em

Atualmente temos apps para tudo. Umas são úteis, outras nem tanto. A aplicação de que vou falar a seguir é extremamente importante, está disponível para Android e iOS e tem de ser rapidamente implementada em vários países para ajudar a parar a transmissão deste novo coronavírus, ou seja, do COVID-19.

A app que precisamos para parar a transmissão do COVID-19!

A agência noticiosa Reuters relata que foi lançada uma nova aplicação para dispositivos móveis que ajuda as autoridades a saberem quem esteve em contacto com pessoas infectadas pelo coronavírus. A aplicação chama-se TraceTogether e troca sinais bluetooth entre os smartphones que estão a menos de dois metros de distância. Cada encontro fica armazenado localmente em cada smartphone.

coronavirus, Coronavírus está, do COVID-19

Dito isto, quando uma pessoa é diagnosticada com o coronavírus, o ministério da saúde solicita que as informações do smartphone sejam enviadas para eles.

A app foi desenvolvida pela Agência de Tecnologia do Governo de Singapura e pelo Ministério da Saúde. Os dados armazenados nos smartphones das pessoas são encriptados e a aplicação não consegue aceder aos dados de localização de um utilizador.

Janil Puthucheary, ministro de Estado, afirmou que “a engenharia preservou a privacidade dos utilizadores.” O governo não está a forçar os cidadãos a instalarem a aplicação TraceTogether, mas incentiva as pessoas a fazê-lo. A listagem na App Store afirma que as funcionalidades do TraceTogether serão suspensas após o término da crise.

do COVID-19

O país está a levar esta pandemia muito a sério e implementou regras rígidas.

Por exemplo, em fevereiro, acusou um casal da China de fornecer às autoridades informações falsas acerca dos seus movimentos; As autoridades de Singapura estavam a tentar acompanhar as interações sociais do casal no país.

O TraceTogether está disponível na App Store e na Google Play Store. Até ontem, Singapura tinha 385 casos confirmados de COVID-19 com zero mortes. Com a aplicação, o governo pode acompanhar as pessoas que estiveram em contacto com uma pessoa infectada e usar essas informações para impedir a propagação da doença.

Entretanto, não seria nada mau pensado se outros países disponibilizassem uma aplicação semelhante para ajudar a diminuir a propagação do coronavírus.

Procura mais informações sobre o COVID-19? Leia também:

COVID-19: Veja onde há frescos, mercearia e produtos de higiene!

COVID-19: afinal como nasceu o hábito de lavar as mãos?

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Apple, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Medicamento contra a malária trata o COVID-19? Trump acha que sim!

Iron Man de volta? Parece que sim, mas o ator vai ganhar menos!

Seguinte