A AMD fez um autêntico All-In com as RX 6000! E agora NVIDIA!?

Há 6 meses, quem diria que a AMD iria conseguir rivalizar com a NVIDIA de igual para igual no mundo das placas gráficas? Aliás, é muito provável que mesmo após todos os ‘leaks’ da última semana, muitos de vocês ainda estivessem um pouco de pé atrás.

Afinal de contas, a NVIDIA impressionou forte e feio com a arquitetura Ampere em Setembro, tanto no campo do desempenho como no preço! Contudo, a AMD chega agora ao mercado de placas gráficas com 3 produtos capazes de rivalizar com a sua grande e histórica rival!

Curiosamente, acho que a indústria ainda não percebeu, mas temos uma AMD muito mais pequena que a Intel e a NVIDIA, a liderar o mercado de processadores, e a finalmente bater o pé no mercado de placas gráficas. Isto é simplesmente extraordinário!



A AMD fez um autêntico All-In com as RX 6000! E agora NVIDIA!?

a amd fez um

Portanto, como deve saber, a AMD revelou finalmente as suas novas Radeon RX 6000 baseadas na arquitetura ‘Big Navi’. Uma arquitetura que aparentemente tem tudo o que é realmente necessário para encostar a NVIDIA à parede.

Afinal de contas, a AMD tem uma rival para cada uma das novas RTX 30 da NVIDIA! A RX 6800 para bater a RTX 3070, a RX 6800 XT para bater a RTX 3080, e finalmente a RX 6900 XT para bater a toda-poderosa RTX 3090. Algo simplesmente impensável na altura do lançamento das placas ‘verdinhas’.

Claro que a AMD não fica à frente em todos os testes, no entanto, existem casos em que a ‘red team’ consegue mesmo liderar. Como por exemplo em Call of Duty: MW e Forza Horizon 4 em 4K, mostrando também as suas garras em 1440p, uma resolução em que a RX 6800 XT irá conseguir oferecer uma performance simplesmente brutal com tudo no máximo ao mesmo tempo que oferece altas taxas de atualização de frames.


Nota do Redator: A nível de diferenças entre as gráficas, as 6800 e 6800 XT partilham a mesma espessura, mas contam com shrouds diferentes. Curiosamente, também têm um LED RGB no logo RADEON. No campo da espessura, estamos a falar de 1,5 slots para as 6800 e 6800 XT e 2 slots PCI para a RX 6900 XT.


Contudo, gostava de ter visto preços um pouco mais apelativos… Ao fim ao cabo, a placa que mais se irá vender no reino da NVIDIA é inegavelmente a RTX 3070 de ~500€! E a sua rival direta no mundo da AMD Radeon (RX 6800) custa 579$, o que na nossa moeda se deverá traduzir em pouco mais de 600€.

Agora resta esperar que estas placas cheguem ao mercado com um grande stock… O que seria uma facada gigantesca para a NVIDIA!

Entretanto, as novas RX 6800 e 6800 XT irão chegar ao mercado no dia 18 de Novembro a 579$ e 649$. Isto enquanto a RX 6900 XT irá chegar apenas no dia 8 de Dezembro por 999$.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub