Microsoft prepara uma grande revolução no Windows 10

A Microsoft quer fazer uma verdadeira revolução no Menu Iniciar, no Centro de Acção e no Explorador de ficheiros do Windows 10. Mas há muito mais coisas a mudar. Isto é baseado em várias referências que foram encontradas nas versões preview do Windows 10. Também em documentos internos e fontes da indústria. Mas o que vai mudar na popular interface do sistema operativo mais conhecido do mundo?

Microsoft prepara uma grande revolução no Windows 10

Se tem seguido o desenvolvimento do Windows nos últimos anos, então tem notado alterações ao nível do design. A começar pelo Windows 8, a Microsoft introduziu o “Metro Design” que foi levado para outros serviços. Depois este estilo deu origem ao Fluent Design.

As referências encontradas nos documentos internos, revelam que o próximo passo na evolução do Windows 10 é um update ao Fluent Design.

Não quer dizer que tudo vá mudar. Ainda assim as melhorias serão significativas.

O Menu Iniciar do Windows 10, o Centro de Ação e o Explorador de Ficheiros terão novidades. No caso do último não quer dizer que seja um File Explorer novo. Mas com muitas mudanças, será de certeza!

Microsoft revolução Windows 10

Para além disso, também devemos ter melhorias nos menus de contexto, menu hambúrguer, na barra de aplicações, barra de tarefas e outros pormenores.

Entretanto também serão resolvidas algumas inconsistências que podem aparecer nas áreas principais do sistema operativo.

Teremos igualmente melhorias nas animações e transições. A isto deverão juntar-se também cantos mais arredondados nas janelas.

Posto isto a pergunta que já deve ter feito a si próprio. Quando é que isto chega ao Windows 10?

As indicações que temos é que deverão surgir no final de 2021. Isto para o público em geral. Os insiders devem recebê-lo logo a seguir ao Verão.

O Fluent Design foi anunciado em 2017 com o intuito de dar uma cara nova ao Windows 10 e a outros produtos da Microsoft. No entanto, as diferenças não foram até aqui significativas. Para além disso o Windows 10 tem um problema de consistência. Dito isto, há muitos componentes que não foram modernizados.

Assim teremos uma verdadeira revolução em muitos pormenores do sistema operativo. Vai mudar tudo? Não. Mas o que mudar será significativo!

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!