Onde Ă© que a InteligĂȘncia Artificial vai buscar as suas respostas?

Como Ă© normal, os muitos chatbots que agora populam a Internet nĂŁo nasceram com todas as respostas na ponta da lĂ­ngua. Tal como nĂłs, tĂȘm de estudar, tĂȘm de evoluir, e sĂł depois podem ser Ășteis Ă  sociedade.

É exatamente por isso que a InteligĂȘncia Artificial Ă© interessante… Porque aprende! Cresce, tal como uma criança cresce atĂ© Ă  idade adulta. (PorĂ©m, a IA cresce atĂ© ao infinito, sendo exatamente por isso que por vezes consegue ser um pouco assustadora).

Dito tudo isto, a IA vai buscar dados a toda a Internet. Isto inclui aquilo que a Leak.pt publica, e claro, todo e qualquer outro site PortuguĂȘs. Mas, um pouco Ă  imagem da nossa prĂłpria regiĂŁo, somos um pouco irrelevantes no grande esquema das coisas. Por isso, Ă© boa ideia ter ideia de onde vem as respostas que muito provavelmente estĂĄs a usar no teu dia-a-dia.

Onde Ă© que a InteligĂȘncia Artificial vai buscar as suas respostas?

Lembra-se de na escola o professor dizer para não usar a Wikipédia como fonte nos trabalhos? Pois bem, esta é uma das grandes fontes da grande maioria das LLMs, isso e o Reddit, onde existem muitas discussÔes, sobre os mais variados temas.

É exatamente por isso que a IA Ă© interessante, especialmente como ajuda, mas nĂŁo pode (ainda) trabalhar sozinha.

Por isso, se anda a trabalhar com o Copilot, ChatGPT, etc… É boa ideia ter a certeza do que anda a fazer, nĂŁo vĂĄ a coisa correr mal mais Ă  frente.

Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Fazias ideia que era assim que funcionava? Afeta de alguma forma o nível de confiança que dås às ferramentas? Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentårios em baixo.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também