Digo isto como um orgulhoso dono de um VW Golf 7.5 GTE. Mas, depois de um ensaio de 5 dias, posso dizer que no mundo da eletrificação existem híbridos e depois existe o Audi A3 Sportback TFSIe. Um carro bonito, bem constrúido, e que acima de tudo é também um daqueles automóveis que não vive no meio de compromissos. Muito pelo contrário, consegue misturar o melhor de dois mundos! O silêncio e autonomia de um elétrico com a alma, o rugido e o prazer de condução de um bom motor a gasolina.
É um tipo de automóvel que o grupo VW sabe fazer, e faz muito bem. Mas, com esta nova geração, a Audi elevou ainda mais a fasquia.
Um novo coração, mais eficiente e mais potente!
O antigo 1.4 TFSI deu lugar a um novo 1.5 TFSI evo2, mais leve, mais eficiente e com tecnologia de ponta. Tem ciclo Miller, turbocompressor de geometria variável, injeção de alta pressão e revestimento em plasma nos cilindros para reduzir o atrito. Tudo isto para que o consumo e emissões desçam, porém sem abdicar da resposta.
Resulta! Este motor tem alma, tem binário e, acima de tudo, convida a puxar por ele.
Mas claro, a grande maioria das pessoas que quer um carro híbrido olha primeiro para a parte elétrica, e de facto, o destaque está também aqui. Temos um motor elétrico de 116 cv e uma nova bateria de 25,7 kWh, o que se traduz em até 141 km de autonomia puramente elétrica. (O valor real é mais baixo claro). Ainda assim, é um número que deixa muitos elétricos puros a suar.
40 ou 45? É uma questão de cavalagem!
O A3 TFSIe está disponível em duas versões: a 40 TFSIe (204 cv) e a 45 TFSIe (272 cv). Ambas usam a mesma base, mas o modelo 45 ganha uma dose extra de potência e adrenalina, com direito a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos.
Já o 40 também não desilude, fazendo o mesmo em 7,4 segundos, e ambos podem circular praticamente sem gastar uma gota de gasolina no dia a dia.
Com o modo EV ativo, arrancas sempre em modo elétrico, e ficas neste modo até pisares o pedal ao fundo, ou até a bateria acabar. Dito isto, o modo híbrido gere inteligentemente os dois motores, privilegiando o silêncio da eletricidade nas cidades e o músculo do TFSI nas estradas abertas.
Entretanto, e como isto é um Audi, se quiseres emoção, há sempre o modo Sport. Que por sua vez ativa o famoso boost elétrico (40 kW no 40 TFSIe e 70 kW no 45 TFSIe). É aqui que vais ficar com um sorriso na cara.
Carregamento rápido? Check.
A nova bateria pode ser carregada com corrente contínua até 50 kW, o que te permite ir dos 10% aos 80% em cerca de 25 minutos. Também há carregamento AC até 11 kW, ideal para o dia a dia ou garagem.
Sim, temos carregador e cabo incluido. Algo que já podemos dizer no mundo dos telemóveis e tablets.
Como é a condução?
Eu já gosto muito do meu Golf GTE. Mas… Fiquei rendido. Consegui chegar aos 125 quilómetros de autonomia elétrica, o que por sua vez significa que podia ir de casa para o trabalho (Salvaterra – Lisboa), e voltar, sem gastar uma única gota de gasolina. Incrível.
E sim, estes valores (à volta dos 100~120 quilómetros) são de facto reais.
Além de tudo isto, apesar da presença do motor elétrico, e de uma bateria maior, temos uma distribuição de peso mais equilibrada e suspensão afinada para esta configuração híbrida. Como tal, o A3 TFSIe surpreende pela agilidade.
É um carro que em modo desportivo parece não ter qualquer bateria. É ágil, é rápido e extremamente apontado. O que quiseres fazer, ele vai fazer. Muito bom.
Depois, para conforto, temos bancos desportivos, cockpit digital, materiais de qualidade e aquele cheiro a Audi. O 45 TFSIe destaca-se ainda com o visual S Line, grelha escurecida, jantes de 17″, pinças vermelhas e spoiler traseiro. Ou seja, é um carro bonito, bem equipado e com presença.
Conclusão: Vale a pena?
Este é um daqueles carros que podes fazer uma vida completamente normal, em modo 100% elétrico, com uma ou duas carregadelas semanais. É outro nível!
Mesmo que andes muito (mesmo muito!) de carro, o apoio elétrico vai mudar por completo a tua vida, ao oferecer consumos que acharias impossíveis de alcançar, isto sem nunca lidar com a ansiedade da bateria que existe no lado 100% elétrico.
Mas, em todo o pano cai a nódoa, e como tal, não fosse isto um Audi bem pensado, o modelo 40 TFSIe começa nos 45 mil euros, e o 45 TFSIe parte perto dos 50 mil euros. Ainda assim, apesar do facto de não ser um carro barato, é um carro com alma, e isso pode valer os euros extra.