AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
roubar do automóvel. roubos no automóvel

male thief in black hoodie with flashlight looking into car

Roubos estão a aumentar: é isto que procuram no seu automóvel!

Bruno Fonseca por Bruno Fonseca
8 de Julho, 2024
em Auto, Especiais
0
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

Não importa onde pare o seu carro. Mesmo quando se encontram em zonas bem iluminadas podem ser alvo de furtos. Aliás este tipo de roubos estão a aumentar como é fácil perceber-se através das redes sociais e dos muitos grupos alusivos à grande maioria das cidades do país. Mas afinal o que procuram os amigos do alheio? De facto, há peças que são bem mais valiosas e os especialistas revelaram uma lista daquilo que os ladrões estão a procurar mais neste momento para roubar no seu automóvel.

Roubos estão a aumentar: é isto que procuram no seu automóvel!

Logo à partida os ladrões costumam roubar peças fáceis de desmontar e vendê-las de forma clandestina, levá-las para o estrangeiro, ou usá-las para consertar outros veículos.

De acordo com Matas Buzelis, especialista automóvel da carVertical, os ladrões preferem assaltar veículos novos, porque as suas peças valem mais. Mas dentro disto a verdade é que os ladrões não têm preferências – levam catalisadores, rodas, e até matrículas. Então, como é que nos podemos proteger?

Retrovisores

Os retrovisores dos automóveis mais sofisticados custam centenas de euros. Assim não se estranha a cobiça pelos ladrões. Até nos acidentes rodoviários mais pequenos é normal que os espelhos laterais sofram estragos – por isso, é fácil encontrar interessados em retrovisores no mercado clandestino.


roubar do automóvel

Também há condutores que, depois de partirem o próprio vidro do espelho, tentam poupar dinheiro, “pedindo o retrovisor emprestado” a outro carro. Aliás, a remoção do vidro do retrovisor é bastante simples e leva poucos segundos.

A gravação do número VIN do veículo nos espelhos pode ajudar a evitar o roubo dos mesmos. Assim, o carro será menos aliciante para os ladrões e é provável que o ignorem.

Luzes e faróis

Dependendo do modelo do carro, o preço dos faróis pode atingir vários milhares de euros. É grande a procura destas peças no mercado de usados, pelo que os ladrões se sentem tentados pela facilidade do negócio. Os faróis e outras peças roubadas não acabam necessariamente em sites de classificados. Muitas vezes transportam-se para o estrangeiro.

truques faróis do carro, WD-40 faróis, recuperar os faróis do carro, carro, importar, alemanha, mercedes, Bicarbonato de sódio e limão, roubar do automóvel

“Para desmontar os faróis, os ladrões utilizam tesouras metálicas especiais, e acabam por danificar seriamente os guarda-lamas e os capôs dos automóveis. Quando isso acontece, os prejuízos para os proprietários são ainda maiores”, afirma Buzelis.

Segundo os especialistas, os faróis também devem ter o número VIN gravado. Embora não seja um dissuasor infalível para os ladrões, a probabilidade de o carro se encontrar sem faróis diminui significativamente.

Matrículas

As matrículas costumam ser roubadas para serem colocadas em veículos que vão ser utilizados em atividades criminosas. Os infratores usam esta tática para evitar a identificação pelas câmaras de vigilância e enganar as autoridades policiais.

A remoção das matrículas é fácil, pelo que a única forma de proteger o carro é mantê-lo num estacionamento fechado ou, pelo menos, num local bem iluminado.

Volantes: outra das coisas que procuram roubar do seu automóvel

O volante usado de um automóvel de classe económica pode custar dezenas de euros, mas o volante de um Porsche, BMW, ou Mercedes-Benz de luxo pode chegar aos milhares de euros. Na Europa, importam-se muitos automóveis danificados dos EUA, pelo que o volante é um artigo muito procurado.

direção assistida com problemas

Embora os bloqueadores de volante tenham-se utilizado no passado, hoje em dia são raros. A única forma de evitar o roubo do volante é deixar o carro num local seguro.

Acabamentos interiores

Embora as peças interiores sejam menos furtadas do que os faróis ou os retrovisores, também são bastante apreciadas pelos ladrões. Geralmente, os assaltantes visam os tabliers dos automóveis mais luxuosos. São posteriormente transportados para o estrangeiro ou vendidos a pessoas que reparam veículos danificados.

Rodas

Um carro assente em macacos ou tijolos é um eterno clássico no mundo do roubo. A remoção das rodas pode demorar algum tempo, daí que os ladrões prefiram carros estacionados em locais mais recônditos.

reparar um furo, ar a mais nos pneus, Luz de pressão dos pneus acendeu, Alguns pneus afetam a autonomia dos veículos elétricos!
A new tire is placed on the tire storage rack in the car workshop. Be prepared for vehicles that need to change tires.

“As rodas são muito requisitadas no mercado de peças usadas, pelo que não é difícil encontrar compradores para elas. A forma mais fiável de evitar uma surpresa matinal desagradável é utilizar parafusos de segurança especiais que impedem que a roda seja desaparafusada com ferramentas normais”, explica Buzelis.

Catalisadores

Entretanto os catalisadores são fabricados com metais preciosos, como a platina, o paládio, e o ródio, que são muito apreciados pelos comerciantes de sucata. Ao vender um catalisador, o ladrão ganha, pelo menos, algumas centenas de euros. Os proprietários de veículos Toyota e Lexus devem estar particularmente atentos, porque estas marcas são as mais visadas pelos criminosos. Os catalisadores destes fabricantes têm mais metais preciosos, o que permite obter lucros mais elevados. E como a Toyota e a Lexus fabricam híbridos, os seus catalisadores costumam estar em melhor estado do que os dos carros a gasolina.

Assim muitos condutores, para se protegerem, retiram os catalisadores originais e montam versões mais baratas dos mesmos.

Airbags

Se já teve de substituir um airbag recentemente, sabe muito bem o que custa. É o preço do airbag, mais os custos de mão de obra e de reparação de um painel de instrumentos e/ou para-brisas potencialmente danificados.

Isto pode explicar a crescente popularidade destes equipamentos entre os ladrões de automóveis. Se já teve o seu carro assaltado, conhece o sentimento de raiva e frustração que o invade quando vê aquele buraco no painel de instrumentos; no entanto, o roubo de um airbag atinge outro nível de horror. Porquê? Porque nunca daria pela falta do seu airbag até à pior altura possível. Se estiver envolvido num acidente grave, esse airbag roubado pode provocar ferimentos graves ou mesmo a morte.

Embora os ladrões possam arrombar um carro e roubar um airbag em menos de dois minutos, alguns airbags são roubados como parte de um esquema perpetrado por oficinas de reparação sem escrúpulos.

Os airbags são caros. O próprio airbag tem de ser substituído, juntamente com quaisquer peças danificadas do volante e/ou do painel de instrumentos. Os sensores e outros componentes electrónicos também têm de ser substituídos. É também um trabalho muito intensivo: Um airbag tem de ser instalado por um técnico qualificado.

Apesar do seu custo, são relativamente fáceis de remover, transportar e armazenar.

O resultado? Um próspero mercado negro de airbags roubados.

De facto, o roubo de airbags tornou-se tão lucrativo que algumas oficinas de reparação corruptas entraram elas próprias no negócio. Em vez de um ladrão entrar no seu carro e arrancar o airbag, o que por vezes requer pouco mais do que a remoção de apenas quatro parafusos, os mecânicos podem removê-los à vontade enquanto “reparam” o seu veículo.

Entretanto agora já sabe o que os ladrões mais querem roubar do seu automóvel.

SummarizePartilhar234
Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigos relacionados

Desconfias do multibanco em que vais levantar dinheiro? Então faz isto!

Multibanco não deu o dinheiro mas debitou a conta? Sabe como agir

por Catarina Couto
10 de Março, 2026

Já te aconteceu ires a uma caixa Multibanco, tentares um levantamento e, por erro ou desistência, o dinheiro não sair mas o valor ser retirado da tua conta?...

Madrid a Lisboa com um único depósito? Elétrico e Chinês!

Combustíveis vão baixar! Caos foi cancelado. Mas… Quando?

por Nuno Miguel Oliveira
10 de Março, 2026

"Joca, agora vão baixar né?" O meme que resume o que os portugueses pensam dos combustíveis! Se há tema que nunca falha em Portugal, é o preço dos...

Ecrã da TV partido, sabia que isto pode anular a garantia da sua smart tv?

A tua Smart TV 4K está a estragar a imagem? Corrige isto em segundos

por Bruno Fonseca
9 de Março, 2026

Apesar de as TVs 4K serem agora o padrão de mercado, a verdade é que ainda consumimos imenso conteúdo em 1080p. Seja no YouTube, na box da operadora...

Este objeto na tua sala que está a matar o sinal Wi-Fi (e não é o sofá)

A definição proibida do teu router que a tua operadora esconde de ti

por Bruno Fonseca
9 de Março, 2026

Desde os tempos da internet discada que as operadoras (ISPs) nos habituaram ao mesmo cenário: o técnico chega a tua casa, instala o router, preenche os teus dados...

Artigo Seguinte
z flip, z fold, flip5, flip 5, fold5, fold 5, dobrável, smartphone

Samsung tem um outro dobrável escondido. Para quê?

Deixar comentário
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

A primeira escavadora extraterrestre está a chegar à Lua

A primeira escavadora extraterrestre está a chegar à Lua

9 de Março, 2026
Memória cheia no telemóvel? A culpa é quase sempre destas aplicações, Desbloqueio de configurações de depuração no Android para otimizar desempenho do telemóvel.

O segredo para o teu Android melhorar: esquece as animações e ativa isto

9 de Março, 2026
Segue-nos no Google Notícias e não percas nenhuma informação. Carrega aqui.

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados