É isto que deve fazer para manter o volante do seu carro limpo!

A manutenção do automóvel exige muito esforço. No entanto, há coisas mais fáceis do que outras. Aquela de que vamos falar a seguir enquadra-se neste grupo. Embora esteja facilmente acessível é algo de que nos esquecemos. Ainda assim é realmente importante. Na prática é um dos principais pontos de contacto do seu automóvel enquanto condutor. Assim vamos dizer-lhe como manter o volante do seu carro limpo!

É isto que deve fazer para manter o volante do seu carro limpo!

A saúde do volante é um componente importante da sua experiência de condução geral. Se estiver escorregadio devido à acumulação de óleo, pode ser difícil obter a aderência adequada. Se o volante estiver a descascar, as partículas podem entrar em contacto com os seus olhos durante a condução. Pode também albergar bactérias que podem causar problemas de saúde.

Mantenha as suas mãos limpas

Antes mesmo de pensar em limpar o seu volante, a primeira coisa que deve ter em atenção são as suas mãos. Mesmo num dia normal, os seus dedos podem ter tudo sobre eles, desde óleo a sujidade e loções. Embora estas pequenas partículas possam não causar problemas de imediato, podem acumular-se e desgastar o aspeto do seu volante.

Todos sabemos que comer e beber dentro do carro durante as viagens de carro é inevitável, mas deixar de comer comida super oleosa pode evitar danos desnecessários no seu volante. As migalhas e as partículas de comida também podem ficar alojadas nas fendas ou na cobertura do volante. Se possível, lave as mãos com água e sabão depois de comer algo particularmente gorduroso. Em alternativa, pode manter materiais de limpeza das mãos no interior do veículo.

- Advertisement -

Utilize os materiais de limpeza correctos

Abastecer a sua garagem com os utensílios de limpeza automóvel correctos pode fazer toda a diferença. Por exemplo, utilizar o tipo errado de pano é um dos erros mais comuns que estragam a pintura do carro, e é por isso que é recomendável utilizar um pano de microfibra para evitar arranhá-la acidentalmente.

Em seguida, é importante nunca utilizar um produto de limpeza multiusos porque pode conter componentes que podem danificar determinados materiais do volante. Em vez disso, opte por agentes de limpeza concebidos especificamente para a limpeza de interiores de automóveis. Depois, deve aplicar o material de proteção correto, que pode ajudar a manter a cor do volante e evitar que se lasque ou descasque.

Utilizar escovas para entrar nas fendas ajuda a manter o volante do carro limpo

Ao limpar o seu volante, é importante entrar nos pequenos cantos onde o pó e os detritos se podem acumular, especialmente se gosta de conduzir com a janela aberta ou com a capota aberta. Felizmente, não está condenado a ter um volante cheio de pó para sempre. Pode utilizar um material comum para tornar o seu carro mais limpo do que nunca: pincéis.

Embora possa adquirir uma mistura de pincéis diferentes para entrar nos cantos apertados, não precisa de adquirir um pincel caro. Pode até utilizar pincéis velhos. Dependendo do seu objetivo, pode usar os pincéis secos ou molhados. No entanto, independentemente da escova que estiver a utilizar, é melhor certificar-se de que é delicada para evitar riscar desnecessariamente a superfície.

Para além do volante, as escovas são excelentes ferramentas para limpar o seu carro em geral. Certifique-se apenas de que também as limpa regularmente para não levar a sujidade de uma parte do seu carro para outra.

Lavar as coberturas do volante

Quando se trata da estética do volante, o único limite é a sua imaginação. Existem muitos designs de volantes fixes por aí e capas peculiares para combinar. As capas para volantes são uma forma fácil de decorar o seu carro, especialmente porque não estão tão expostas como outras partes do seu veículo.

No entanto, enquanto algumas capas de volante só precisam de uma limpeza, outras podem precisar de um pouco mais de cuidados.

Por exemplo, as capas de tecido ou microfibras terão de ser lavadas com mais frequência do que pensa. Embora não exista uma regra rígida e rápida para saber quando deve lavar estas capas de volante, uma boa regra geral é lavá-las quando começarem a mostrar sinais de descoloração ou manchas.

Agora já sabe como manter sempre o volante do seu carro limpo!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.