Passaram alguns meses desde que o armazenamento de todas as fotografias no Google Drive, através do Google Fotos, deixou de ser grátis. De facto, agora temos 15GB para tudo e isto vai levar várias pessoas a adquirirem uma subscrição. No entanto agora há mais más notícias a caminho e isto foi descoberto através de uma novidade que vai chegar ao WhatsApp. É que se até aqui o backup das nossas conversas no Google Drive não contava para nada, em breve vai contar e assim vamos encher os 15GB muito mais rapidamente. Em alguns casos estas cópias de segurança só ocupam cerca de 1 ou 2GB. No entanto há pessoas com muito mais espaço ocupado. Sobretudo quem recebe mais imagens e vídeos. É para estes dois milhões de utilizadores que o Google Drive pode ter uma má notícia.
Google Drive: vem aí uma má notícia para milhões de utilizadores!
Há uma função que está a ser desenvolvida em segredo no WhatsApp e que permite controlar a dimensão dos backups. Isto vai dar aos utilizadores muito controlo sobre o que será guardado e como.
Assim vamos poder configurar o WhatsApp para guardar apenas ficheiros importantes como fotos, documentos, vídeos e áudio. Para além disso, mostra quanto espaço ocupa devido à nossa selecção de backup.
Agora vêm as más notícias como refere o site Android Police.
É que embora isto pareça a simples adição de uma nova função, pode muito bem ser mais do que isso. É que atualmente, como referi, os backups das conversas não contam para a quantidade de espaço ocupado no Google Drive. No entanto, isto vai mudar em breve. As informações que circulam na Internet falam de um plano limitado para armazenar apenas 2GB de conversas. A partir daqui já terá impacto no espaço global de armazenamento disponibilizado pelo Google Drive. Ora isto é uma péssima notícia para quem já tem muito pouco espaço livre.
A Google tem estado a controlar cada vez mais o espaço grátis disponibilizado aos utilizadores. Afinal de contas ele não é eterno e representa custos para a gigante dos motores de busca. Assim apertou o cinto e aos poucos não teremos mesmo outra alternativa senão pagar.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!