Connect with us

Saúde

9 Razões pelas quais dormir bem é importante para a sua saúde!

Joana Morais

Publicado a

dormir bem

Dormir bem é incrivelmente importante para a sua saúde. Na verdade, é tão importante quanto comer de forma saudável e fazer exercício.

Infelizmente, o ambiente e o ritmo ocidental interferem com os padrões do nosso sono. Assim, não só as pessoas dormem menos do que no passado, como também a qualidade do sono diminuiu.

Contudo, é fundamental tomar alguns cuidados ou medidas para aumentar a qualidade do sono e dormir bem!

Aqui estão 10 razões pelas quais o bom sono é importante.

insónia, dificuldade em dormir, sono, o que fazer, tratamentos naturais, medidas de relaxamento

1. Falta de sono e a tendência para engordar

Não dormir bem está fortemente associado ao ganho de peso!

Isto é, pessoas que dormem pouco tendem a pesar mais do que aquelas que dormem adequadamente. De fato, a curta duração do sono é um dos mais fortes fatores de risco para a obesidade. Num extenso estudo de revisão, crianças e adultos com baixa duração do sono foram 89% e 55% mais propensos a tornarem-se obesos, respectivamente.

Dito isto, acredita-se que o ganho de peso seja mediado por inúmeros fatores, incluindo hormonas e motivação para o exercício.

Concluindo, se quer emagrecer… dormir bem é um fator importante na equação! Similarmente, estudos mostram que indivíduos privados de sono têm um apetite maior e tendem a ingerir mais calorias. Isto porque, a privação do sono interrompe as flutuações diárias das hormonas do apetite!  Assim, acredita-se que cause uma má regulação do apetite.

Nomeadamente, elevação dos níveis de grelina – Hormona que estimula o apetite. Contrariamente,  diminui os níveis de leptina – Hormona que suprime o apetite. Assim, e com esta alteração hormonal, não é de admirar o ganho de peso!

2.  Concentração e produtividade

O sono é importante para vários aspectos da função cerebral. Nomeadamente, cognição, concentração, produtividade e desempenho. Surpreendentemente, todos estes são afetados negativamente pela privação do sono.

Um estudo sobre médicos estagiários conclui:

  • Os estagiários, com horário de trabalho por mais de 24 horas, apresentaram 36% mais erros médicos graves do que em um horário que permite dormir mais.

Por outro lado, o bom sono demonstrou melhorar as habilidades de resolução de problemas e o desempenho na memória tanto em crianças quanto em adultos.

3. Sono reparador pode maximizar o desempenho atlético

Foi demonstrado que o sono permite melhorar o desempenho atlético!

Num estudo com jogadores de basquetebol, o sono prolongado demonstrou melhorar significativamente a velocidade, a precisão, os tempos de reação e o bem-estar mental.

Paralelamente, menos tempo de sono tem sido associado ao baixo desempenho no exercício e até limitação funcional.

E ainda, de forma a consolidar, um estudo realizado com mais de 2.800 mulheres constatou que o sono precário estava ligado à marcha mais lenta, menor força de preensão e maior dificuldade em realizar atividades independentes.

4. Aumento do risco de doença cardíaca e derrame associado à privação de sono

Sabe-se que a qualidade e a duração do sono pode ter um efeito negativo relativo a fatores de risco!  Consequentemente, esses fatores podem conduzir a doenças crónicas.

Nomeadamente, doenças cardíacas.

E ainda, uma revisão de 15 estudos concluiu que pessoas que não dormem o suficiente têm um risco muito maior de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral do que aquelas que dormem entre 7 e 8 horas por noite.

5. Metabolismo da glicose e o risco de diabetes tipo 2

Surpreendentemente, a restrição do sono afeta o metabolismo do açúcar no sangue! Isto porque, reduz a sensibilidade à insulina.

Foi através de um estudo efectuado em homens jovens saudáveis, que surgiu uma grande evidência.

Incrivelmente, restringir o sono a quatro horas por noite durante seis noites seguidas causou sintomas de pré-diabetes.

Esses sintomas resolveram-se após uma semana de maior duração do sono.

Dito isto, é possível afirmar que os maus hábitos de sono estão fortemente relacionados com o açúcar no sangue na população em geral.

E ainda, aqueles que dormem menos de seis horas por noite têm repetidamente demonstrado um risco aumentado de diabetes tipo 2.

6. Depressão

Alguns problemas de saúde mental, como a depressão, estão fortemente relacionados a distúrbios do sono. Similarmente, estima-se que 90% das pessoas com depressão se queixam de má qualidade do sono.

E ainda, de forma complementar, os indivíduos com distúrbios do sono, como insónia, relatam maiores sintomas de depressão do que os que dormem bem!

7. O sono melhora a imunidade

Mesmo uma pequena perda de sono tem mostrado prejudicar o sistema imunitário!

Um grande estudo de duas semanas, monitorizou o desenvolvimento das constipações e relacionou com o sono. Inicialmente, os voluntários descreveram os seus padrões de sono nas últimas semanas.

Posteriormente, foram induzidos a sofrer uma constipação por administrar gotas nasais de um vírus. Concluindo, com base nos resultados deste estudo, que a menor duração do sono nas semanas anteriores e seguida exposição a um rinovírus foram associadas à menor resistência à doença.

alergias, reação alérgica, alergia, limpeza, aspirador

E ainda, aqueles que dormiam menos de sete horas tinham quase três vezes mais probabilidade de desenvolver uma constipação comparativamente com os que dormiam oito ou mais horas de sono.

Dito isto, se fica muitas vezes constipado, garanta que dorme pelo menos oito horas de sono por noite.

8. Sono não reparador está associado ao aumento da inflamação

O sono pode ter um efeito importante sobre a inflamação no seu seu corpo. De fato, não dormir o suficiente ativa marcadores indesejáveis ​​da inflamação assim como de dano celular.

O sono inadequado tem sido fortemente associado à inflamação a longo prazo. Maioritariamente, inflamações do trato gasto-intestinal.

Um estudo observou que a privação do sono em indivíduos com doença de Crohn levava ao dobro da probabilidade de sofrer uma recaída comparando com pacientes que dormiam bem.

9. O sono afeta as emoções e as relações sociais

A falta de sono reparador reduz a nossa capacidade de interagir socialmente. Isto porque, a privação do sono pode reduzir suas habilidades sociais e a capacidade de reconhecer as expressões emocionais dos outros.

Resumidamente, um estudo descobriu que pessoas que não dormiram tiveram uma capacidade reduzida de reconhecer expressões de raiva e felicidade.

Deste modo, alguns cientistas acreditam que não dormir bem afeta a capacidade de reconhecer importantes sinais sociais e processar informações emocionais.

Em suma, juntamente com a nutrição e o exercício, dormir bem é um dos pilares da saúde. Dito isto, não consegue alcançar a “saúde ideal” sem tratar do seu sono.

Fonte: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17

Outras notícias de hoje:

Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, com grande foco na nutrição, desejando melhorar a minha qualidade de vida e a de quem me rodeia. Por isso, decidi enveredar pelo mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Android8 horas atrás

Xiaomi Redmi Note 4/4X e Note 6 Pro recebem o MIUI 10

Desde setembro, que a Xiaomi está a disponibilizar a atualização MIUI 10 estável para vários smartphones. O POCO F1 foi...

Android9 horas atrás

Huawei revela o futuro dos smartphones. Consegue adivinhar?

O futuro dos smartphones é algo incerto. As modas aparecerem todos os anos. É monocelhas, é câmaras triplas, é sensores...

Auto10 horas atrás

Cuidado Tesla! A Volkswagen vai lançar um carro elétrico ‘Low-Cost’

Curiosamente, a Volkswagen nunca pareceu muito interessada no mercado de carros elétricos… No entanto, as mais recentes regulações Europeias, parecem ter...

Hardware10 horas atrás

Os slides oficiais do lançamento da RX 590 chegaram à Internet!

Isto hoje em dia, é quase impossível manter um segredo até à data de lançamento de um produto! Afinal de...

Hardware12 horas atrás

NVIDIA lançou as drivers GeForce Game Ready 416.94 WHQL

As drivers NVIDIA Game Ready, oferecem a melhor experiência de jogo possível para todos os lançamentos de jogos mais populares,...

Exynos 9820 Exynos 9820
Android13 horas atrás

SoC Exynos 9820 do Galaxy S10 está a caminho pronto a dominar!

A Samsung está a revelar lentamente algumas especificações do Galaxy S10 muito antes da chegada deste telemóvel. Na semana passada,...

Android15 horas atrás

O Galaxy S10 está a mudar a maneira da Samsung fazer as coisas

Enquanto nos aproximamos do fim de 2018, as notícias acerca do Galaxy S10 começam a aparecer por todos os lados!...

Caça-promoções16 horas atrás

Pré Black Friday: Veja os descontos… Antes dos descontos!

Pré Black Friday – Sem dúvida que o Black Friday é importante! Afinal de contas, vivemos numa altura em que...