7nm? 5nm? 3nm? Nah… A TSMC já sonha com os 2nm!

Como deve saber, a AMD fez um sucesso tremendo no mercado de processadores e placas gráficas graças aos 7nm da TSMC, os mesmos 7nm que também nos deram processadores como o Kirin 990, Apple A13 Bionic e Qualcomm Snapdragon 865. Pois bem, estamos a chegar a uma altura em que algumas fabricantes já começam a salivar a olhar para os 5nm da TSMC, como a Apple, que deverá apostar forte e feio nesta técnica de produção para os novos A14 Bionic.

No entanto, a verdade é que a TSMC já só pensa nos 2nm, por isso, já começou as hostilidades de forma a conseguir cumprir os seus exigentes planeamentos.

7nm? 5nm? 3nm? Nah… A TSMC já sonha com os 2nm!

2nm

Portanto, caso não saiba, o processo de 7nm da TSMC já equivale a 30% das suas encomendas totais, e pelos vistos, os 5nm vão ser o próximo grande sucesso, com várias empresas já à briga para conseguir parte da produção, nomeadamente a Apple, NVIDIA e AMD.



Em suma, a TSMC não quer ficar a dormir à sombra da bananeira como a Intel fez com as suas linhas de produção! Visto que a gigante dos micro-processadores ainda se encontra pesa nos 14nm, devido ao facto do processo de 10nm ainda não oferecer a vantagem competitiva que tanto necessita para fazer frente aos esforços da AMD.

Dito tudo isto, é esperado que o processo de 5nm traga um aumento da densidade de transístores à volta dos ~85% em relação ao atual processo de 7nm. Posteriormente, o plano é ir para os 3nm, com a produção em massa a começar já em 2022. E depois disto, o caminho parece ser os 2nm.

No entanto, muitos especialistas e analistas não acreditam que este caminho seja assim tão fácil de percorrer! Afirmando que vai ser necessário utilizar novas técnicas e materiais exóticos para conseguir este nível de miniaturização.

Uma coisa é certa, a TSMC não mostra sinais de querer parar, com dúvidas ou não dos vários especialistas do mercado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também