O 5G tem dado muito que falar nos últimos meses, mas sabe como é que tudo funciona? É que no fundo, o “5G” é basicamente um novo ‘set’ de parâmetros, que claro está, precisa do apoio de hardware especializado.
Mas vamos por partes.
- Placas Gráficas: Se a Bitcoin continuar a cair… Vai ser bonito!
- iPhone 13: Tudo o que sabemos acerca da nova aposta da Apple
5G obriga ao uso de mais antenas. Entenda o porquê!
Portanto, o equipamento que dá vida à tecnologia é capaz de funcionar a frequências mais altas, e por isso, é capaz de alcançar uma largura de banda mais alta. No entanto, todos estes benefícios trazem uma grande desvantagem… O alcance é muito mais pequeno.
Aliás, o problema do alcance é tão complexo, que é exatamente por isso que não estamos a ver uma grande pressa por parte das fornecedoras de rede móvel, na implementação em larga escala de antenas 5G. Ao fim ao cabo, estamos a falar de dezenas de milhares de antenas 5G espalhadas um pouco por todo o mundo.
Quanto às antenas dentro do próprio smartphone, é preciso ter em conta que cada antena é desenhada para operar a uma certa frequência. Considere uma antena de TV, uma antena de Wi-Fi, ou até uma antena de rádio. Todas elas são diferentes, com formatos ou tamanhos dispares, porque as frequências são também elas muito diferentes. Por isso, é preciso arranjar espaço (e orçamento) para implementar novas antenas dentro de cada aparelho.
Curiosamente, para um smartphone ter suporte às redes 5G, não precisa apenas de novas antenas, como também precisa de um modem 5G capaz de as controlar. Bem como uma bateria um pouco mais ‘potente’ para lidar com a carga adicional. Aliás, foi exatamente devido a estas ‘desculpas’, que os smartphones ficaram um pouco mais caros em 2020.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!