As 5 dicas para deixar de fumar definitivamente!

O tabaco contém nicotina, substância que comprovadamente provoca adição! Fumar, tal como o álcool ou outras drogas, pode desencadear uma situação de vício.

No fundo, não é segredo nenhum que fumar tabaco traz muitos malefícios para a saúde. Nomeadamente, pele manchada, doenças cardíacas, maior risco de impotência e psoríase.  E, por fim, e o mais conhecido… Cancro do pulmão!

Contudo, conhecer os perigos do tabagismo não é o suficiente!

Para muitos fumadores, fumar um cigarro faz parte da sua rotina diária. Fumar depois de uma refeição, quando acorda, quando conduz para o trabalho, ou até mesmo a beber um café. Contudo, um hábito é sempre difícil de mudar.

As melhores dicas seguem-se a seguir!

Baseadas em conselhos de vários fumadores que venceram o vício do tabaco:

1. Planeie e comprometa-se

Escolha um dia para deixar de fumar e comprometa-se consigo próprio! Similarmente, prepare-se nas semanas anteriores e vá identificando as situações em que costuma fuma.

Deixe de fumar no dia que planeou! Elimine os cigarros que restem e todos os objetos relacionados de casa, no carro ou no local de trabalho.

fumar tabaco

2. Evite determinados ambientes

Nos primeiros tempos, evite as zonas para os fumadores e até mesmo as saídas à noite com o seu grupo de amigos onde costuma fumar.

E ainda, se quando bebe um copo à noite sente a vontade de puxar do isqueiro, não beba! No início vai custar-lhe mais ver os outros a fumar e não o poder fazer. Dito isto, inicialmente evite conviver com a tentação. Posteriormente, e consoante a sua força de vontade, vá aos poucos entendendo se já consegue resistir à tentação.

fumar tabaco

3. Crie uma rotina

Para não ceder ao vício, entretenha-se! Primeiramente, entenda quais são os momentos ou alturas do dia que costuma fumar.

Frequentemente, junto do café pós refeição adiciona-se o cigarro. Um bom conselho será fazer de imediato alguma tarefa após refeição. Seja passear, ou mesmo lavar a loiça. Assim, substitua o hábito de agarrar o cigarro por outro.

Talvez adicionar uma pastilha de mentol ou canela e começar essa tarefa seja ainda mais benéfico.

fumar tabaco

4. Tenha ‘armas’!

De modo a resistir aos momentos de maior desejo de fumar substitua o cigarro por outras coisas. Tenha sempre consigo algumas alternativas para aliviar o stress. Nomeadamente, pastilhas, frutos secos, cenouras baby ou até mesmo rebuçados.

Adicionalmente, respire da mesma forma como fazia ao fumar.

fumar tabaco

5. Acredite em si!

Diga a todos que está num processo de acabar com o vício, sem medos. E, mal consiga, passar a primeira semana sem fumar, vanglorie-se!

É importantíssimo parar de pensar em si como fumador. Isto é, insista para se ver de imediato como ex-fumador! Guarde o dinheiro que iria gastar no tabaco, num local visível para o motivar!

fumar tabaco

Para finalizar, caso não consiga deixar de ser fumador sozinho procure a ajuda de um farmacêutico que lhe pode aconselhar e indicar a melhor terapêutica. Ou, caso o seu maior problema seja  lidar com a síndrome de abstinência da nicotina, aconselhe-se com um especialista.

 

Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, com grande foco na nutrição, desejando melhorar a minha qualidade de vida e a de quem me rodeia. Por isso, decidi enveredar pelo mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.