(Saúde) Saiba como pode realmente deixar de fumar

Como deve saber, o Tabaco contém a famosa nicotina, uma substância que comprovadamente provoca adição! Assim, fumar, tal como o álcool ou outras drogas, pode desencadear uma situação de vício.

Ao fim ao cabo, não é segredo nenhum que o tabaco traz muitos malefícios para a nossa saúde. Nomeadamente a pele manchada, doenças cardíacas, maior risco de impotência e ainda psoríase. E claro, por fim, o mais conhecido… Cancro do pulmão!

Contudo, saber os malefícios do tabagismo não é o suficiente!

Caso contrário, o tabaco não teria tantos “fãs” como tem atualmente. Isto porque para muitos fumadores, fumar um cigarro faz parte da sua rotina diária. É o fumar depois de uma refeição, quando acorda, quando conduz para o trabalho, ou até mesmo a beber um café. Na sua essência, um hábito é sempre difícil de mudar ou erradicar.

Dito isto, se realmente está a pensar parar, é imprescindível que tome consciência de que fumar não é apenas um adição à nicotina (substância presente no tabaco enquanto produto final) mas também ao hábito intrínseco no seu dia-a-dia!

Assim sendo, é importante moldar o hábito e só posteriormente  diminuir e eliminar a nicotina.

Deste modo, para conseguir deixar de fumar, vamos falar de uma Terapêutica de Substituição Nicotínica(TSN). Esta consiste em 2 pilares:

  • Pensos com nicotina
  • Pastilhas/ rebuçados/ gomas medicamentosas com nicotina.

É imprescindível que se faça o uso destes dois pilares nas primeiras semanas. Para que se consiga eliminar o hábito de levar o cigarro à boca.

Afinal de contas, os pensos libertam lentamente nicotina num intervalo de 24h, algo que tem de ser adaptado à quantidade de cigarros que se fuma por dia. Isto porque existem várias dosagens também para se proceder a um “desmame” que se faz por fases.

O mesmo se aplica às gomas (ou equivalentes), mas estas têm então função de substituir as vontades súbitas de colocar algo à boca.

Um pilar deve, obrigatoriamente, ser acompanhado pelo o outro.

Isto porque, a nicotina libertada no penso de forma gradual é fundamental para que haja um nível constante da substância que cria adição. Enquanto isso, as pastilhas ajudar-lhe-ão a libertam nicotina em picos para controlar e moldar o hábito do cigarro.

Fundamentalmente, a TSN deve ser acompanhada por um profissional de saúde como, por exemplo, um farmacêutico, que lhe deve ajudar na dosagem dos pensos, quantas gomas pode utilizar no máximo por dia assim como, a duração de cada fase para completar o desmame!

Deixo, por fim, uma tabela de modo a ajudar a saber qual a melhor dosagem para si:

Quando o fumador é bem acompanhado a probabilidade de atingir o objetivo é incrível!


Fique atento, que vamos partilhar mais dicas sobre este assunto nos próximos dias.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário