Caso não saiba, as operadoras decidiram acabar com o suporte às redes 3G em solo Nacional. Dito isto, a descontinuação da rede móvel de antiga geração começa no próximo mês de Setembro de 2023, e apesar das várias declarações de porta-voz das operadoras, é muito provável que isto tenha consequências graves para alguns utilizadores.
3G vai ser desligado em Portugal. Isto tem consequências!
Portanto, o desaparecimento do 3G em Portugal não vai acontecer de um momento para o outro. A desativação do serviço começa em Setembro, mas deverá estender-se até ao início de 2025. Curiosamente, a Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) não levantou grandes barreiras, nem tem exigências relativamente à iniciativa as operadoras Portuguesas.
Mais concretamente, a Anacom só está a planear atuar caso exista um número significativo de consumidores afetados pelo desaparecimento das redes 3G em Portugal. Afirmando que irá garantir o cumprimento das diversas obrigações a que as operadoras estão sujeitas no campo da cobertura de voz, dados e banda larga.
Dito isto, apesar de não se ter a certeza do número total de utilizadores diários deste tipo de rede, a estimativa é que o número esteja abaixo do milhão.
O que significa isto na prática?
Como deve imaginar, as redes mais avançadas em Portugal (4G e 5G) estão focadas nos grandes centros populacionais, nomeadamente nas cidades. O 3G é, por enquanto, a salvação de várias vilas e aldeias mais remotas, no centro, norte e sul de Portugal. Por isso, o desaparecimento desta rede pode trazer consequências graves para os habitantes destas zonas.
Porém, é preciso afirmar que as operadoras estão a fazer um esforço no alargamento da cobertura destas redes em Portugal.
Entretanto, se porventura ainda tem um modem móvel de acesso à Internet com alguns anos em cima, como é o exemplo dos modems USB que as escolas ofereciam aos alunos em período de férias, é boa ideia assegurar-se da viabilidade do mesmo após o desaparecimento das redes 3G. A grande maioria destes aparelhos era baseado nestas redes agora obsoletas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!