Depois da explosão na popularidade das criptomoedas em Dezembro do ano passado, temos visto várias tentativas ilegais de mining em larga escala, tal como a tentativa de uso de um super computador Russo pensado para controlo de armamento nuclear no mês passado.
Agora temos mais um acontecimento para juntar à lista depois de ladrões na Islândia terem roubado cerca de 2 milhões de euros em material informático.
Estes ladrões conseguiram roubar cerca de 600 computadores de centros de dados na Islândia, com o objetivo de os usar para minar criptomoedas.
Estes roubos foram descritos como um “crime altamente organizado”, e por enquanto estes ladrões continuam em liberdade.
A Islândia é conhecida como um “céu” para o mining, devido ao custo reduzido da eletricidade, sendo bastante mais fácil ter lucro que noutros locais.
Mining gasta muita eletricidade, e é assim que a polícia conta apanhar estes ladrões
Claro que a justiça espera conseguir encontrar estes criminosos assim que começarem a sua operação de mining, devido ao pico de consumo eléctrico que irá existir na rede com mais 600 computadores ligados 24 horas sobre 24 horas.
A ideia é estar atento ao consumo eléctrico pelo país, de modo a conseguir perceber em que local se encontra esta operação.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!