Todos nós já ouvimos falar do Bitcoin, mas o que é ? Quanto vale ? Como se obtém ?

Bitcoin é a primeira implementação de um conceito chamado de “cripto-moeda”,  uma nova forma de dinheiro que utiliza a encriptação para controlar a sua criação e as transacções, em vez de uma autoridade central.

Mas antes de começarmos a ler a extensa explicação de todo este mundo, deixo aqui o valor atual da moeda.

1 Bitcoin = 4.989,8€

O que é o “Bitcoin” ?

A Bitcoin é uma rede que funciona de forma consensual onde foi possível criar uma nova forma de pagamento e também uma nova moeda completamente digital. É a primeira rede de pagamento descentralizada onde os utilizadores é que gerem o sistema.

Quem controla a rede ?

A Bitcoin é controlada pelos seus utilizadores . Para permanecerem compatíveis uns com os outros, todos os utilizadores precisam de utilizar o software em conformidade com as mesmas regras.

Como funciona?

Nos bastidores, a rede Bitcoin partilha um registo público chamado de “cadeia de bloco”(block chain). Este registo contém todas as transações já processadas, permitindo que o computador do utilizador verifique a validade de cada transacção.

A autenticidade de cada transacção é protegida por assinaturas digitais correspondentes aos endereços enviados, permitindo que os utilizadores tenham controlo total sobre o envio de bitcoins dos seus próprios endereços.

Além disso, qualquer um pode processar transações, utilizando o poder de computação de hardware especializado e ganhar uma recompensa em bitcoins por este serviço.

Isto é chamado de “mining”

Bitcoin mining

O que é o “mining” ?

É o processo de validação das transações de uma determinada moeda.

É realizado com um investimento computacional que calcula e confirma os algoritmos, contribuindo para a segurança da rede.

Os novos bitcoins são gerados através de deste processo, que consiste na recompensa dada aos utilizadores pelos seus serviços.

Os “miners” processam transações e  tornam a rede segura através de hardware especializado, obtendo novos bitcoins em troca.

O protocolo Bitcoin foi projectado de uma forma que os novos bitcoins são criados numa proporção fixa.

Tornando o “mining” muito competitivo !

Quando mais miners se juntam à rede, mais difícil é gerar lucro… criando a necessidade de aumentar a eficiência para diminuir os custos operacionais.

Construção doméstica para mining, não tanto para Bitcoin mas mais para Ether
Construção doméstica para mining, com a utilização de placas gráficas

Os Bitcoins são criados em uma taxa decrescente e previsível.

O número de novos bitcoins criados por ano é automaticamente reduzido para metade com o passar do tempo até que a emissão seja completamente suspensa com um total de 21 milhões de bitcoins existentes.

Neste ponto, os miners de Bitcoin provavelmente serão suportados exclusivamente por numerosas taxas de transação.

Bitcoin mining

Quais são as vantagens e desvantagens do Bitcoin?

Vantagens

  • Liberdade de Pagamento – É possível enviar e receber qualquer quantia de dinheiro instantaneamente em qualquer lugar do mundo a qualquer momento. Não há feriados. Não há fronteiras. Não há limites impostos.
  • Taxas muito baixas – Os pagamentos com Bitcoin são atualmente processados tanto sem taxas ou com taxas extremamente pequenas. Os utilizadores podem incluir taxas de transações para receber tratamento prioritário, o que resulta numa confirmação das transações mais rápida pela rede.
  • Menos riscos para os comerciantes – As transações de Bitcoin são seguras, irreversíveis, e não contêm informações confidenciais ou pessoais dos clientes. Isso protege os comerciantes de perdas causadas por fraude ou estornos fraudulentos.
  • Segurança e controlo – Os pagamentos com Bitcoin podem ser realizados sem vincular informações pessoais à transação. Isto garante uma forte protecção contra furto de identidade. Os possuidores de Bitcoins também podem proteger o dinheiro com cópias de segurança e encriptação.

Desvantagens

  • Instabilidade – O valor de cada bitcoin é muito instável, isto porque muitos utilizadores tratam esta cripto-moeda como uma ação e o mercado como uma bolsa de valores
  • Manipulação – Existe a possibilidade de manipulação caso alguém controle grande parte dos “miners”

 

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.