Mining de criptomoedas com hardware nuclear na Rússia

52966
0
Share:

Engenheiros do Instituto Russo de Pesquisa de Física Experimental, o centro nuclear da federação Russa onde cientistas desenharam os planos da primeira bomba nuclear da União Soviética, foram presos por usarem recursos do escritório para mining de criptomoedas !

Um porta-voz do Instituto anunciou que :

Houve uma tentativa não autorizada de usar computadores das instalações para fins privados, incluindo mining de moedas virtuais.

O número de pessoas detidas é desconhecido, visto que o Serviço de Segurança Federal não lançou nenhuma declaração sobre acusações penais pendentes, mas rumores apontam para que o grupo tenha tentado usar o poder de processamento do super computador do laboratório para mining de criptomoedas.

Este instituto encontra-se localizado em Sarov, uma cidade “fechada” a leste de Moscovo onde se conduz investigação de armas nucleares desde 1946, instituto tão secreto que não se encontra nos mapas Soviéticos.

Sarov encontra-se rodeada por barreiras e protegida pelo exercito Russo

Enquanto que esta cidade é o lar do Museu Russo de Armas Nucleares, não planeie dar lá um salto, visto que o acesso a esta cidade é restrito, e ninguém que viva fora desta a pode visitar sem permissão.

LER MAIS
Quais são as diferenças entre o Windows 10 Home e Pro

Qualquer visitante terá de entregar o seu passaporte, telemóvel entre outros dispositivos electrónicos antes de puder entrar

Mining Criptomoedas Bitcoin

Devido à natureza do trabalho feito no instituto, tecnicamente nenhum dos computadores – incluindo o supercomputador capaz de 1 Petaflop, usado para simulações de testes de armas nucleares – é suposto estar ligado à Internet, até alguém dentro do instituto o tentou ligar, tentativa essa que foi detectada imediatamente pelo FSB, iniciando uma investigação.

Especulação acerca de criptomoedas e sua mineração tem gerado imenso interesse na Rússia, tanto até que um empresário, Alexei Kolesnic, decidiu comprar duas usinas nas republicas russas de Perm Krai e Udmurtia para serem usadas para alimentar exclusivamente centros de mining Bitcoin.

A loucura das criptomoedas não fica por aqui, visto que têm existido inúmeras tentativas de usar computadores industriais ou de empresas para mining de criptomoedas ilícito.

Que acham disto ? Está tudo doido ?

Share:
Nuno Miguel Oliveira

O que acha disto?