O Facebook quer chamar até si os YouTubers e como tal desenvolveu novas funcionalidades que vão ajudar os criadores de conteúdos a expandirem os seus negócios e a comunicarem de uma forma simples com os seguidores e espectadores.
Resumidamente, estas iniciativas destinam-se a permitir a monetização através da publicidade, colaboração com marcas e contribuições de fãs.
Uma das novas funcionalidades chama-se Brand Collabs Manager e facilita fundamentalmente as parcerias das marcas com os criadores de conteĆŗdo. Assim, as marcas podem pesquisar por criadores de conteĆŗdo atravĆ©s de diversos critĆ©rios, como interesses, sexo, faixa etĆ”ria e atĆ© mesmo o estado de relacionamento. Ao mesmo tempo, a nova funcionalidade permite que os criadores de conteĆŗdo destaquem as informaƧƵes que os possĆveis anunciantes necessitam de saber sobre eles.

Os criadores de conteĆŗdo tambĆ©m podem gostar de pĆ”ginas de marca especĆficas para que apareƧam na lista de criadores sugeridos assim que a marca pesquisar por novos parceiros. Ou seja, se querem que uma marca vos encontre, tĆŖm de ter um gosto na pĆ”gina oficial da mesma.
Para além de colaborar com as marcas, o Facebook permite agora que os criadores monetizem os seus conteúdos, através de publicidade. Para além disso, os criadores também podem receber contribuições de fãs, na casa dos 5 Euros por mês. Em troca deste apoio, os fãs vão receber produtos digitais como badges e terão acesso a conteúdos exclusivos.
Ao mesmo tempo, o Facebook permite agora que os criadores de conteúdo organizem competições ou obtenham opiniões dos seus seguidores de uma forma muito simples.
Olhando para todas estas novidades percebe-se claramente que este gigante quer competir ativamente com o YouTube e estÔ a piscar o olho aos YouTubers, que são quem mais poderÔ ajudar neste processo.

