Tal como o TikTok, Snapchat e Instagram, o YouTube Shorts centra-se na apresentação de um fluxo interminável de conteúdos num feed vertical. À semelhança das aplicações web e para dispositivos móveis do YouTube, a Google testa frequentemente novas funcionalidades numa tentativa de aumentar o envolvimento dos utilizadores. Dito isto, a equipa do YouTube anunciou agora uma dessas novas experiências para um pequeno grupo de utilizadores de Android e iOS, em que os espetadores podem utilizar um comentário de um clip que estão a ver e criar um vídeo Shorts separado a partir dele.
YouTube: agora já pode criar shorts a partir de comentários!
A página de apoio da equipa do YouTube que detalha todas as novas experiências referiu pormenorizadamente sobre este novo elemento. Oficialmente definido como “Shorts criados pelos espectadores com comentários”, este teste tem algumas ressalvas para além da disponibilidade restrita. Em primeiro lugar, os criadores não podem restringir o comentário que os seus espectadores escolhem para criar um Short. No entanto, o YouTube diz que não há notificações quando se criar novo conteúdo utilizando um comentário do seu vídeo carregado. O autor do comentário original também não recebe notificação.
Além disso, o espetador que criou o novo Short poderá encontrá-lo na página inicial do seu canal, para além do feed normal do YouTube Shorts. Quanto à visibilidade, apenas uma “pequena percentagem de espectadores” nas plataformas Android e iOS verá este teste ativado. A página de apoio também não disponibilizou capturas de ecrã desta nova experiência, pelo que não é claro o seu aspeto.
Embora os criadores de conteúdo não controlem os comentários que são transformados num Short, podem evitar esta situação desativando os comentários nos seus vídeos, referiu a equipa de apoio do YouTube. Ainda é muito cedo para saber se esta funcionalidade experimental será lançada em maior escala. O YouTube deixa claro que nem sempre revela as suas experiências.
Embora tenha chegado um pouco tarde à festa, o YouTube Shorts aproveitou o entusiasmo em torno do conteúdo de vídeo vertical de formato curto, popularizado sobretudo por aplicações como o TikTok e rapidamente implementado pelo Instagram sob a forma de Reels. É verdade que as coisas vão caminhando por vezes devagar. No entanto, não há dúvida que a Google está no caminho certo.