YouTube quis acabar com os AdBlockers. Mas correu mal!

Ver o YouTube a bloquear os sempre populares bloqueadores de anúncios (Ad-Blockers) é triste, mas temos de ser justos, é normal e já era de esperar. O YouTube é uma plataforma gratuita que precisa de anúncios publicitários para sobreviver.

Além disso, o YouTube tem uma subscrição Premium para quem odeia a obrigação de ter anúncios publicitários na sua vida, com outros extras envolvidos tanto da própria app da plataforma de partilha de vídeo, como também no facto de ter acesso ao YouTube Music.

  • Nota do Redator: Porém, concordo que o YouTube mudou a sua estratégia de forma demasiado apressada, e tem vindo a exagerar na quantidade e tamanho dos anúncios impostos em cada vídeo.

Pois bem, o plano de ‘caça’ parece ter corrido mal para o YouTube. Afinal, muitos dos utilizadores que optaram por desinstalar o seu “velho” adBlocker, fizeram-no apenas e só para instalar um outro melhor.

YouTube quis acabar com os AdBlockers. Mas correu mal!

YouTube, adblock

Portanto, com o fecho do certo por parte do YouTube, os utilizadores que sempre se apoiaram no uso de bloqueadores de anúncio tiveram de tomar algumas decisões. Sabe quais foram as mais populares? Trocar de bloqueador para outro melhor e capaz de fugir às verificações do YouTube, ou trocar de browser.

Sim, como é óbvio, os utilizadores com menos conhecimento técnico fizeram exatamente aquilo que o YouTube queria. Como tal, as receitas via anúncios publicitários deverão ter aumentado de forma significativa. Porém, também teve o efeito contrário, visto que temos cada vez mais utilizadores a recorrer a bloqueadores de anúncios mais poderosos e mais eficientes.

Tiro no pé?

Assim, tendo em conta que o uso deste tipo de ad-blocker apenas vai chegar a mais e mais utilizadores, os planos da Google com o YouTube podem acabar por ter um efeito nefasto em tudo o resto.

Afinal, o maior negócio da Google são os anúncios publicitários na Internet, e não apenas no YouTube. Entretanto, como deve imaginar, estes adblockers vão fazer das suas em todas as páginas.

Curiosamente, além dos bloqueadores de anúncios de nova geração (como o uBlock Origin), muitos dos fãs do conteúdo do YouTube estão a fugir para outras plataformas! Como é o caso do Newpipe, que é um site muito similar ainda sem anúncios publicitários.

Como já dissemos várias vezes na Leak.pt, nenhum domínio dura para sempre, e quem manda é sempre o “cliente”. Vamos ver se esta aposta na caça aos bloqueadores de anúncios não acaba por ser um erro para a Google/YouTube.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.