Terça-feira, Setembro 30, 2025

Xiaomi tem chip próprio, mas… Calma! Não é o fim de nada

A estreia do XRING 01, o primeiro processador 3nm da Xiaomi, é sem dúvida algum um marco histórico. Significa que a gigante Chinesa quer ser mais independente, ao mesmo tempo que quer também diferenciar um pouco mais os seus produtos da concorrência.

No entanto, se achavas que isto significava o fim da parceria com a Qualcomm e a MediaTek, podes tirar o cavalinho da chuva.

Xiaomi tem chip próprio, mas… Calma! Não é o fim de nada

xiaomi surpreende com chip xring 01: mais pequeno que... tudo!

Portanto, a independência total ainda está longe de acontecer. Sim, é verdade que ainda não sabemos quantos aparelhos a Xiaomi quer alimentar com processadores próprios nos próximos tempos. Até aqui, apenas o Xiaomi 15S Pro e Xiaomi Pad 7 Ultra têm como base o XRING 01. Sendo expectável que mais aparelhos apareçam com o processador nos próximos tempos

Mas… Faz ideia da quantidade de smartphones que a Xiaomi lança e vende todos os anos? São números absurdos, e como tal, é completamente normal que a Qualcomm e MediaTek continuem a ter uma palavra a dizer.

Fazer um chip é caro… É mesmo muito caro!

O XRING 01 já está a alimentar o Xiaomi 15S Pro e o Xiaomi Pad 7 Ultra, mas para já, não há qualquer informação sobre o volume de produção ou se vai chegar a outros modelos.

Sabe porquê? Produzir chips de 3nm com tecnologia N3E da TSMC custa uma fortuna. Todo o processo de desenvolvimento, teste, e início de produção deve ter custado os “olhos da cara” à Xiaomi.

Portanto, apesar de no futuro ser mais barato produzir chips in-house do que comprar à Qualcomm ou à MediaTek, a fase inicial é dolorosa em termos financeiros. A Xiaomi ainda está nos primeiros passos, e até conseguir aplicar o XRING 01 em várias gamas de forma consistente, vai continuar a depender dos parceiros habituais.

Conclusão? A Xiaomi está a jogar pelo seguro… e bem!

Neste momento, a marca está a equilibrar duas realidades: mostra ao mundo que sabe fazer chips de topo, mas ao mesmo tempo mantém a porta aberta aos fornecedores tradicionais, tanto por precaução como por necessidade.

O XRING 01 é um passo gigante, mas ainda não é o suficiente para cortar os laços com a Qualcomm e MediaTek.

Fica a dúvida: será que a independência tecnológica da Xiaomi vai mesmo acontecer? Ou vai acabar travada por pressões externas?

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙