Embora o mercado de smartphones tenha finalmente recuperado no ano passado, após dois anos de queda, registando um crescimento anual de 4% nas vendas globais, o setor dos smartwatches não teve a mesma sorte. Assim sofreu um declínio em todas as regiões. No entanto, de acordo com o mais recente relatório de mercado da Counterpoint, um fabricante conseguiu contrariar a tendência. Assim a Xiaomi registou um crescimento impressionante nas vendas de smartwatches.
Xiaomi conseguiu um feito impressionante nos smartwatches!
Segundo a empresa de análise de mercado, os envios de smartwatches caíram 7% em 2024, com a Apple, líder do setor, a sofrer uma queda significativa de 19%. Isto em relação a 2023. Já a Huawei e a Samsung conseguiram manter-se em crescimento. Como tal registaram aumentos de 35% e 3%, respetivamente. No entanto, a grande surpresa veio da Xiaomi, que conquistou o mercado com um crescimento anual impressionante de 135%.
O relatório atribui esta ascensão meteórica ao sucesso dos modelos Watch S1, da gama premium, e do acessível Redmi Watch. Estes dispositivos destacam-se pelo preço significativamente mais baixo em comparação com os modelos da Apple, Samsung e Google. Este fator pode ter sido decisivo para muitos consumidores que optaram por estes dispositivos em vez do Apple Watch Series 10, Galaxy Watch 7 ou Pixel Watch 3.
A falta de grandes inovações nos modelos lançados pela Apple, Samsung e Google também poderá ter contribuído para a quebra nas vendas. Especialmente na América do Norte, onde as remessas caíram de forma acentuada em relação a 2023. Por outro lado, o mercado chinês registou um crescimento expressivo, permitindo à Huawei manter a segunda posição no ranking dos maiores fabricantes de smartwatches a nível global e impulsionando a Xiaomi para o quarto lugar, muito próxima da Samsung.
Os analistas acreditam que as vendas de smartwatches poderão recuperar em 2025
Isto à medida que os fabricantes apostam em novas funcionalidades inovadoras para monitorização da saúde e fitness. A Samsung, por exemplo, estará a desenvolver uma tecnologia de monitorização não invasiva da glicose no sangue. Deste modo poderá revolucionar o mercado e impulsionar as vendas. No entanto, espera-se que esta tecnologia ainda não esteja pronta a tempo do lançamento do Galaxy Watch 8, que deverá chegar juntamente com os próximos dispositivos dobráveis da marca ainda este ano.