Depois do Android ter recebido o mesmo tratamento em julho, o Google Maps está agora a lançar um novo design baseado em folhas que substitui a maioria das interfaces de ecrã na aplicação para iPhone.
Já deu conta do novo design do Google Maps para iPhone?
Ao abrir o mapa, irá reparar que todas as folhas inferiores da aplicação apresentam cantos mais arredondados. Depois de tocar numa lista de locais e deslizar para cima, irá reparar que o mapa permanece visível na parte superior, por trás da barra de estado. Esta faixa ajuda a preservar o contexto à medida que navega na aplicação.
A outra grande alteração em termos de utilização é o facto de já não poder fechar as listagens tocando no botão “Voltar” no lado esquerdo da barra de pesquisa. Em vez disso, existe um novo “x” no canto direito da folha, junto ao atalho de partilha. Isto enquanto a pesquisa foi removida. Todas estas cosias deverão facilitar a acessibilidade e a utilização com uma só mão, sendo que este comportamento também corresponde ao Apple Maps.
Entretanto, o Google Maps redesenhou a interface de utilizador das direcções depois de tocar no botão de ação flutuante. A página inicial para introduzir um destino mantém-se inalterada e permanece em ecrã inteiro.
No entanto, depois de introduzida uma localização, a parte superior do ecrã mostra apenas a localização inicial/ final num retângulo flutuante. Já o seletor de modo de transporte foi deslocado para a parte inferior para melhorar o alcance.
Entretanto a Google implementou amplamente esta alteração em julho no Android, e estamos agora a ver este novo design no Google Maps para iPhone com a versão 25.10.2.
É sem dúvida uma alteração interessante e que resulta muito bem em termos visuais. Se por algum motivo ainda não tiver acesso a este design, ele deverá chegar a todos nos próximos dias. Por vezes este tipo de lançamentos ocorrem de forma faseada.