De acordo com várias fontes Chinesas, a Xiaomi está neste momento a contratar em massa, de forma a criar uma equipa que irá ter como objetivo o desenvolvimento e posterior produção de uma nova gama de processadores. Ou seja, está na altura de dizer adeus à Qualcomm e MediaTek! Para fazer exatamente o que a Huawei, Apple e até a Samsung fizeram, ao optar pelo desenvolvimento de designs próprios.
Xiaomi quer seguir as pisadas da Apple! Como? Processadores próprios
Portanto, já temos algumas fabricantes no mercado responsáveis pelo design dos seus próprios chips! Como é o caso da Apple (que recentemente também apostou em processadores próprios para toda a gama de computadores Mac), a Huawei, e também a Samsung.
Curiosamente, a Xiaomi nem é uma completa estranha neste mercado, visto que já comercializou um chip de design próprio em 2017, com o nome de Surge S1.
Aliás, este chip até foi produzido in-house, em vez de ter a sua produção terceirizada por foundries como a TSMC ou Samsung.
Entretanto, desta vez, parece que a Xiaomi quer apostar forte e feio nessa estratégia. Por isso, está a negociar o uso das linhas de produção mais avançadas do mercado, bem como o licenciamento de vários IPs.
Isto poderá ser uma jogada em preparação ao que os Estados Unidos poderão fazer em termos de sanções e proibições. Visto que desta forma, além de ganhar o controlo do hardware, a Xiaomi também deixa de depender tanto de empresas de fora.
Ainda assim, visto que a Xiaomi conseguiu retirar o seu nome da lista negra dos Estados Unidos, é provável que aproveite essa vantagem, de forma a negociar e/ou fazer parcerias com empresas norte-americanas para o desenvolvimento de chips próprios.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!