Se te dissesse que em 2025 vais poder comprar um smartphone com um dos processadores mais poderosos do mundo por menos de 350 euros… acreditavas?
Pois bem, prepara-te, porque é isso mesmo que a Xiaomi parece estar prestes a fazer com o novo Redmi K90. Este equipamento promete trazer o Snapdragon 8 Elite para as massas, mantendo um preço quase impensável para um chip deste nível.
O melhor chip… a preço de gama média?
O Snapdragon 8 Elite, fabricado com o processo de 3nm de segunda geração da TSMC, é atualmente o melhor processador da Qualcomm. Dá vida à grande maioria dos smartphones topo de gama do mercado.
Sim, é verdade que está em fim de ciclo, com o Gen 2 quase a aparecer nas prateleiras. Mas… performance não é, nem nunca foi, um problema para este chip.
Agora imagina meter esse chip num smartphone que custa 2500 yuan, o equivalente a cerca de 348 dólares ou pouco mais de 320 euros. É isso que está em cima da mesa com o Redmi K90.
Qual é o truque?
Claro que, para chegar a esse preço, há compromissos. A Xiaomi, como já nos habituou na gama Redmi, vai cortar em alguns pontos como o ecrã ou as câmaras.
Ou seja, não esperes um painel AMOLED de topo ou sensores fotográficos de referência. Mas para quem quer potência bruta e fluidez sem gastar balúrdios, este poderá ser o negócio do ano.
Um truque à Apple?
Curiosamente, esta jogada da Qualcomm e da Xiaomi não é muito diferente do que a Apple tem feito com os seus iPhones. A marca da maçã também recicla os seus chips mais antigos nos modelos base, mantendo um ótimo desempenho sem reinventar a roda. Aqui, a ideia é parecida: rentabilizar os stocks do Snapdragon 8 Elite, oferecer uma proposta de valor incrível, e ao mesmo tempo permitir às marcas manter margens decentes.
Isto muda tudo?
Se mais fabricantes seguirem o exemplo, podemos estar a assistir a uma viragem importante no mercado Android: equipamentos com processadores topo de gama por preços mais realistas, com pequenos sacrifícios nos extras.
Algo que já aconteceu no passado, mas que se perdeu nos últimos anos.
Mas isto faz todo o sentido! O que muitos utilizadores procuram é um smartphone rápido, responsivo e que dure uns bons anos. O Redmi K90 ainda não foi anunciado oficialmente, mas se tudo se confirmar, vai ser difícil ignorar esta proposta. Sobretudo numa altura em que os preços dos flagships continuam a subir sem dó nem piedade.