Xiaomi MIUI 12.5: um mega-update que vale a pena fazer!

Ontem referimos na Leak quais os equipamentos que iriam ser suportados pela nova versão da interface da Xiaomi. Hoje, eis que este fabricante anunciou ao mundo o Xiaomi MIUI 12.5 e agora já conhecemos todas as funcionalidades. Em linhas gerais temos mudanças estéticas, alterações na privacidade e um novo MIUI+ que se permite ligar a computadores.

Xiaomi MIUI 12.5: um mega-update que vale a pena fazer!

Logo à partida e segundo a Xiaomi, o MIUI 12.5 é mais leve, rápido e eficiente do que antes. Na verdade, utiliza 20% menos poder de processamento, 35% menos memória e 25% menos consumo de energia. Além disso, com a nova versão, a Xiaomi reduziu as aplicações gerais do sistema que podem ser desinstaladas.

Xiaomi MIUI 12.5

Apesar de pela designação 2.5 parecer uma atualização intermédia, a Xiaomi fala de uma nova interface completa. Temos também muitas animações melhoradas e um motor de renderização muito mais poderoso.

Novos Super Wallpapers

No MIUI 12, a Xiaomi lançou um super wallpaper centrado em Marte e na Terra. Com o MIUI 12.5 temos novos locais. O primeiro é uma Montanha de Neve tirada do Monte Siguniang. É a montanha mais alta da cadeia de montanhas Qionglai no oeste da China. Em tempo real, a Xiaomi capturou as mudanças ao longo de um período de 24 horas do dia e da noite para coincidir com a hora do dia em que o utilizador está. Temos também Shipwreck Bay na Grécia (Navagio Beach), entre outras.

Xiaomi MIUI 12.5

Sons de notificação e gestos

O MIUI 12.5 também chega com sons de notificação renovados de animais naturais de quatro habitats principais – Floresta Tropical da América do Sul, Austrália, pastagens do Leste Africano e Círculo Polar Ártico. Com a ajuda da Biblioteca Britânica, Zoólogos e artistas de som em todo o mundo, foi capaz de capturar sons de cerca de 120 animais.

Quanto aos sons do sistema, elementos naturais como Madeira, Areia e Água acompanham as notificações, ações da interface e outros. Entretanto o sistema tátil também foi melhorado. Por exemplo, a Xiaomi diz que melhorou as vibrações de feedback de opções como bloqueio, toque, gestos, etc.

Xiaomi MIUI 12.5

A sensação ao toque também abrange pessoas com deficiência visual. A Xiaomi diz que a integração perfeita entre o toque e a vibração ajuda as pessoas com deficiência visual a conhecerem as suas ações.

Privacidade é uma das melhorias na Xiaomi MIUI 12.5

A Xiaomi alargou a Privacidade no MIUI 12.5 em quatro áreas diferentes. Proteção da Área de Transferência, Armazenamento de ficheiros (Mecanismo de Sandbox), Browser e Localização (Posicionamento Difuso). Assim, a proteção da área de transferência mantém um registo de aplicações e permite que os utilizadores saibam quem exagera nas permissões.

Xiaomi MIUI 12.5

Entretanto destaca-se ainda outra novidade que permite disfarçar a sua localização para alguns metros de distância do local exato para melhorar a segurança em determinados cenários. Estou a lembrar-me do Pokémon Go para se conseguir aceder a determinadas pokéstops.

Depois temos um mecanismo de sandbox na aplicação de armazenamento de ficheiros. Assim é um ambiente separado para evitar que informações confidenciais escapem.

A isto junta-se um sistema para garantir ainda mais privacidade.

MIUI Notes

A Xiaomi também renovou a aplicação de notas. Assim os utilizadores conseguem adicionar notas mentais rápidas e gerar mapas cerebrais com apenas um clique. Além disso, a atualização chega com a função graffiti, otimização para pintura a dedo, entre outras nvoidades.

Xiaomi MIUI 12.5

Entretanto também temos acesso a uma janela para rapidamente fazer anotações (texto, imagem, links etc.). Todos eles são sincronizados instantaneamente com a aplicação Notas à medida que os adiciona.

MIUI+

Este sistema é uma coisa realmente importante que permite uma maior integração com o PC. Assim temos a possibilidade de ver notificações no computador, abrir apps, copiar e colar texto ou abrir screenshots como refere o site Gizmochina.

Entretanto para já há 21 dispositivos suportados e que podem ter acesso à versão beta. Vamos olhar para eles. No caso da Xiaomi temos o Mi 10, Xiaomi Mi 10 Pro, Xiaomi Mi 10 Ultra e Xiaomi Mi 10 Youth Edition. Temos também o Xiaomi Mi 9, Xiaomi Mi 9 SE, Xiaomi Mi CC9e e Xiaomi Mi CC9 Pro. Entretanto passamos para a Redmi. Assim os equipamentos para já compatíveis são os Redmi K30, Redmi K30 5G, Redmi K30 Pro 5G, Redmi K30i 5G, Redmi K30S Ultra, Redmi K30 Ultra, Redmi K20, Redmi K20 Pro, Redmi 10X 5G, Redmi 10X Pro 5G, Redmi Note 9 5G, Redmi Note 7, Redmi Note 7 Pro.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também