Xiaomi Mi A2 Lite: Hands-on e primeiras impressões!

A Xiaomi é bem conhecida por desenvolver dispositivos que combinam da melhor forma preço e qualidade. Uma das mais recentes apostas deste fabricante, o Xiaomi Mi A2 Lite, é um excelente exemplo disso.

Xiaomi Mi A2 Lite

Caraterísticas acima da média por um preço a partir dos 250 Euros. Será que este dispositivo tem tudo para conquistar o mercado da gama média em Portugal e dar um verdadeiro chuto na concorrência? Vamos, para já, às primeiras impressões.

Xiaomi Mi A2 Lite: Design

Assim que retiramos este dispositivo da caixa percebermos de imediato que estamos perante um equipamento robusto. De facto tem uma construção muito interessante em metal e que o afasta de muitos equipamentos de gama média, onde o plástico é rei e senhor.

Na parte frontal encontramos molduras relativamente finas na parte superior e laterais, sendo que a moldura inferior é um pouco mais grossa. É nesta moldura que está integrado o LED de notificação. Importa ainda destacar a presença de uma monocelha no ecrã onde está localizado o altifalante e câmara para selfies.

Na lado esquerdo do Xiaomi Mi A2 Lite encontramos o slot que permite acomodar os cartões SIM e também o cartão microSD. Quando o retiramos do slot percebemos de imediato que acomoda três cartões. Assim e caso queiramos utilizar dois cartões SIM, não vamos necessitar de ficar sem o cartão microSD para armazenamento adicional. Isto é sem dúvida uma mais valia e que deveria ser adotada por mais fabricantes.

Os botões de volume, juntamente com o que permite ligar e desligar o dispositivo encontra-se no lado direito.

Já na parte superior encontramos um sensor infra-vermelhos muito útil para controlar os dispositivos que temos em casa, o microfone e ainda uma saída para auscultadores de 3.5mm.

Já na parte inferior está uma porta microUSB rodeada pelos alti-falantes. Na realidade e caso não tivéssemos lido antecipadamente as caraterísticas deste dispositivo esperávamos encontrar uma porta USB-C. No entanto olhando para o fator preço percebemos o motivo pela qual a Xiaomi decidiu mantê-la no Xiaomi Mi A2 Lite.

Na parte traseira do Xiaomi Mi A2 Lite encontramos uma configuração de câmara dupla na vertical com um flash no meio e ainda o leitor de impressões digitais no centro.

Este dispositivo é de facto bonito e conforme referimos robusto. É verdade que pode ter um bocadinho de espessura a mais para alguns utilizadores. No entanto se considerarmos que acaba por ser um menos mal para acomodar uma potente bateria de 4000 mAh, percebemos logo que vamos poder viver com o facto de ser um bocadinho mais grosso.

Xiaomi Mi A2 Lite: Na caixa

Dentro da caixa do Xiaomi Mi A2 Lite encontramos o smartphone e logo por baixo deste uma parte de cartão que inclui o as instruções e uma capa.

Retirando essa parte de cartão chegamos rapidamente ao carregador e ao cabo.

Xiaomi Mi A2 Lite: Especificações

Se olharmos para as especificações e para o preço, facilmente concluímos que estamos perante um dispositivo muito equilibrado.

Ao nível do ecrã temos um painel de 5,84 polegadas que disponibiliza uma resolução FHD+. Importa ainda destacar a proporção de 19:9, patrocinada pela monocelha. Esta é uma das principais diferenças para o Xiaomi Mi A2 que vem com um ecrã de 5.9 polegadas. Esta e o processador. É que o irmão mais poderoso tem um chipset Snapdragon 660 e a versão Lite que estamos a experimentar vem com um chipset Snapdragon 625.

Quanto à memória a versão que recebemos é a melhor, uma vez que vem com 4GB de RAM. A isto junta-se uma capacidade de armazenamento de 64GB. Lembramos que existe também uma variante mais modesta com 3GB de memória e 32GB de capacidade de armazenamento.

Eis que agora chegamos às câmaras do Xiaomi Mi A2 Lite. Esta aposta integra uma configuração de câmara dupla na parte traseira com sensores de 12+5 megapixéis assistidas por inteligência artificial. Isto é sem dúvida uma boa notícia para quem quer um equipamento que tire boas fotos mas não quer gastar muito dinheiro.

Já na parte frontal temos uma câmara com sensor de 5 megapixéis.

Xiaomi Mi A2 Lite: Funcionamento e software

Uma das grandes caraterísticas do Xiaomi Mi A2 Lite é ser um equipamento Android One.

O Android One é uma versão pura do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. As atualizações não são controladas pelos fabricantes de smartphones, mas sim pela própria Google. Isto significa que os dispositivos que utilizarem esta versão, vão receber todas as novidades e correções mais rapidamente.

Na prática, quem comprar um equipamento com o sistema operativo Android One vai receber um smartphone sem aplicações desnecessárias nem interfaces pesadas. Tudo é simples e funciona exatamente da forma como a Google pensou. Isto contribui logo à partida para que o funcionamento seja mais rápido.

Com o Android One, o seu telemóvel irá ter, pelo menos, dois anos de atualizações do sistema operativo. Se comprar agora um equipamento Android One, irá pelo menos receber o Android Q.

De facto quando ligamos o Xiaomi Mi A2 Lite e o começamos a configurar percebemos, de facto, que estamos perante uma experiência Android pura. Na realidade chega a ser estranho obtermos esta experiência num equipamento da Xiaomi, uma vez que estamos muito habituados ao MIUI que conhecemos tão bem (e gostamos).

Ainda assim quando estamos a configurar o dispositivo temos a possibilidade de poder optar ou não por participar no programa da Xiaomi para utilizadores e ativar ou desativar o envio de dados para diagnóstico.

Normalmente utilizo com maior frequência as interfaces da Huawei, o EMUI e a da Samsung, sendo que gosto bastante de ambas. No entanto, também é bom poder deitar a mão aos sistema operativo da Google no seu estado puro. Sem montes de aplicações desnecessárias e sem launchers demasiado pesados. No fundo, a experiência Android, tal e qual como saiu das cabecinhas pensadoras da Google.

A interface é muito atrativa e a experiência de utilização é sem dúvida muito fluída.

Ao nível da câmara ainda a utilizámos muito pouco mas já dá termos uma noção. De facto a qualidade da câmara traseira é muito boa e especialmente o modo retrato. Ficamos realmente surpreendidos.

Normalmente quando falamos nos smartphones tendemos a falar do desempenho, das câmaras, das aplicações e acabamos por deixar de fora umas das qualidades primordiais de um smartphone, a conversação.

Algo que eu noto nos topos de gama é que sem dúvida a conversação tem uma qualidade excelente. Depois, quando mudo para alguns equipamentos de gama média, noto uma diferença bastante grande. Foi por esse motivo, que a conversação foi logo uma das coisas que quis experimentar.

Surpresa das surpresas, o Xiaomi Mi A2 Lite tem um som em conversação fantástico. Aliás posso afirmar que não notei com total sinceridade qualquer diferença deste para os topos de gama que tenho utilizado.

Pouco fiz ainda neste equipamento para além de aceder às redes sociais e à câmara, mas algo posso afirmar. Este dispositivo garante uma utilização muito fluída, de facto estou totalmente surpreendido pela forma espectacular como este equipamento funciona.

Contem com o teste completo em breve!

A Leak agradece à jp.di o envio deste equipamento para teste e toda a disponibilidade demonstrada. 

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário